A madeira é um recurso natural obtido do tronco das árvores. Ela é considerada um recurso renovável, já que novas árvores podem ser plantadas no lugar das que são derrubadas. Utilizada pelos humanos desde a pré-História, é uma matéria-prima de grande importância. A madeira é um recurso natural que vem das árvores.
Características da madeira Este material apresenta grande diversidade de características mecânicas, de densidade, higroscopia, cor, grão, resistência ao apodrecimento e ao fogo, odor, e múltiplos outros factores diferenciadores.
Na composição química da madeira encontram-se a celulose e as hemiceluloses, polissacarídeos de estrutura semicristalina que sustentam a parede celular, e a lignina, composto aromático, tridimensional, que na planta funciona no transporte de água e nutrientes dentro da estrutura vascular e confere sustentação e ...
A celulose é um polímero de cadeia longa de peso molecular variável, com fórmula empírica (C6H1005)n, com um valor mínimo de n=200 (tipicamente 300 a 700, podendo passar de 7000).
O gás de madeira consiste na queima de constituintes, principalmente de monóxido de carbono 34% e metano 13%, bem como proporções menores de eteno 2% e hidrogênio 2%, além de componentes não combustíveis como nitrogênio 1%, dióxido de carbono 49% e vapor de água.
A lignina é um dos principais constituintes da madeira. Sua função biológica é proteger o tecido vegetal contra a oxidação e a ação de microorganismos.
Na madeira, a celulose se encontra associada a outras substâncias (hemiceluloses, lignina) nos vários níveis da parede celular. Para obtenção dos diferentes graus de pureza (mensurado como teor de alfa celulose), requeridos para cada derivado, os processos variam de intensidade e complexidade.