Criado em 1988 pela Assembleia Nacional Constituinte, o Tocantins é o mais novo dos 26 estados do Brasil. Localiza-se na região Norte, exatamente no centro geográfico do país, condição que lhe possibilita fazer limites com estados do Nordeste, Centro-Oeste e do próprio Norte.
Com projeto de Oscar Niemeyer, Palmas, a capital do Tocantins, foi inaugurada em 23 de maio de 1989. É a capital mais jovem do Brasil e foi concebida, no início dos anos 1980, como uma cidade funcional e organizada.
Pernambuco é o estado
A pedra fundamental de Palmas foi lançada no dia 20 de maio de 1989, dando início à construção da última cidade planejada do século. ... O nome Palmas foi escolhido em homenagem a Comarca de São João da Palma, sede do primeiro movimento separatista da região, instalada em 1809 na barra do rio Palma com o rio rio Paranã.
O nome para batizar a capital do Tocantins, Palmas, foi escolhido em homenagem a Comarca de São João da Palma (atual Paranã), sede do primeiro movimento separatista da região, instalada em 1809 na barra do Rio Palma com o Rio Paranã. Outro fator que influenciou o nome foi a grande quantidade de palmeiras na região.
30 anos
Palma é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2010 era de 6.
Diversos fatores explicam o eterno verão de Palmas, entre eles a sua localização geográfica, o clima tropical de savana (que possui tipicamente uma estação seca bem pronunciada) e a urbanização. Banhada pelo Rio Tocantins, Palmas tem um calor que deve ser entendido e aceito como um referencial natural da cidade.
Porque, em termos geográficos, Palmas é considerada como a última capital (brasileira) projetada do século XX. ... Com base nos registros históricos, Palmas foi criada para ser a referência econômica do estado do Tocantis, que se localiza na Região Norte do nosso país.
Resposta: por ter a melhor qualidade de vida. Explicação: Já que a cidade nasceu e foi projetada desde o início para ser capital do estado de Tocantins, sendo também a mais nova capital estadual do país.
20 de maio de 1989
Algumas cidades surgem espontaneamente e vão crescendo pouco a pouco, com a atividade comercial ou a instalação de indústrias. São as chamadas cidades espontâneas. Outras cidades foram planejadas, que surgiram para atender a interesses políticos ou econômicos. ... região que fica fora da cidade.
Eis três exemplos de cidades planejadas: Brasília e Palmas - no Brasil - e Camberra, na Austrália. 2) CIDADE ESPONTÂNEA: Cidade espontânea ou natural é a que surgiu, cresceu e se expandiu sem qualquer plano prévio de urbanização. ... A diferença básica entre esses dois tipos de cidade é o PLANO PRÉVIO DE URBANIZAÇÃO.
Abaixo temos cinco exemplos de cidades espontâneas:
Cidade espontânea é a cidade que surgiu e cresceu sem planejamento de urbanização. Tem por características ruas estreitas e tortuosas. Exemplos: Rio de Janeiro, São Paulo, Pequim, Nova Iorque, etc...