1. Raízes Tuberosas Alunos: Keyse Márcia de Farias Braga. ... As chamadas raízes tuberosas são aquelas que crescem debaixo da terra e como principal característica têm uma grande reserva de substâncias como a inulina e o amido. As brotações desse tipo de raiz acontecem num pedaço do caule que fica junto à coroa da mesma.
São tubérculos: batata, beterraba, cenoura, inhame, mandioca, nabo, rabanete e tapioca.
Tubérculo é um órgão de armazenamento de amido (como uma batata) formado por inchaço de uma haste subterrânea ou a extremidade distal de uma raiz. Na botânica, um tubérculo é um crescimento, raiz ou caule (sobrecarga ou subterrânea) onde as reservas nutritivas de uma planta se acumulam.
Os tubérculos nada mais são que vegetais subterrâneos - de formato arredondado ou ovalado - ricos em fibras, vitaminas e minerais indispensáveis. Por isso, eles são considerados indispensáveis para o organismo e devem fazer parte da dieta de todo mundo.
Verduras: acelga, alface, alho-poró, coentro, endívia, escarola, repolho, rúcula e salsa; Legumes: abóbora, abobrinha, berinjela, beterraba, cará, chuchu, gengibre, inhame, jiló, milho-verde, nabo, pepino, quiabo e tomate.
As verduras são aquelas em que a parte comestível são as folhas, as flores ou as hastes, como é o caso da alface, do repolho ou da couve, por exemplo. Já os legumes são aqueles em que a parte comestível são frutos ou sementes, como acontece com o feijão, a lentilha, o arroz, o pimentão, a laranja e a abobrinha.
As 6 hortaliças mais consumidas no Brasil
Os alimentos que são ricos em nutrientes e com menos calorias estão no topo.
O agrião é mais rico em ferro que a couve e o espinafre e os talos são ricos em iodo. Alface - A alface constitui uma importante fonte de sais minerais, principalmente de cálcio e de vitaminas, especialmente a vitamina A.
Legumes e verduras são ricos em vitaminas, minerais e fibras!
10 alimentos que ajudam a emagrecer