Retire bifes de 2 dedos de grossura da peça e tempere a carne. Como é um churrasco, você pode temperá-la apenas com sal grosso, salpicando sem esfregar. Depois leve à grelha para assar sob fogo quente como se fossem bifes de picanha, cerca de 7 minutos por lado para servir mal passado.
Use a maior boca do fogão na temperatura mais alta e só coloque o bife na frigideira quando a gordura estiver bem aquecida. Esse é o segredo para fazer a crosta do bife e deixá-lo bem suculento. Depois que a carne estiver na frigideira, não a mova ou fure. Isso evitará que ela seque e perca toda a suculência.
Modo de Preparo: Tempere os bifes com alho, sal, pimenta do reino e limão e leve à chapa aquecida para fritar. Acrescente as cebolas e o shoyo e sirva a seguir. Sugestão para servir: Arroz, feijão, batata frita, farofa de milho pronta Hikari e salada básica de alface com tomate e cebola.
Cardápio: Bife na chapa de contra filé ou lombinho de porco ou frango na chapa. Acompanhamentos: arroz, salada, maionese, farofa e pão. Irá poder escolher entre uma das 3 opções.
Além de serem utensílios tradicionalmente utilizados no preparo de carnes, as chapas de ferro podem ser usadas para preparar legumes, macarrão, sanduíches e muitas outras receitas que demandam altas temperaturas.
Modo de Preparo
Coloque sua bifeteira no fogão e deixe-a aquecendo. É importante temperar sua carne antes de fritar e, dependendo da altura do bife, é aconselhado deixar uns minutos para a absorção ser completa.
Uma vez na frigideira, não aperte ou mexa mais na carne com garfo. Só quando for virar o bife de lado. Assim que tiver passado o tempo necessário do ponto de sua preferência da carne (30 segundos = mal passado, 1 minuto = ao ponto, 2 minutos = bem passado), vire-o.
Leve o grill ao forno por, aproximadamente, uma hora, em temperatura média (180ºC). Depois de uma hora, tire o grill e deixe esfriar. Pincele novamente uma camada de óleo vegetal, leve o grill ao fogo e posicione a carne ou a comida já temperada na superfície.
Tempere os bifes com sal, pimenta do reino e alho. Coloque um pouquinho de óleo na panela de ferro e frite os bifes. Coloque-os numa travessa, eu usei essa linda travessa da loja “A Panela de Ferro”. Na mesma panela que fritou os bifes doure as cebolas até que comecem a murchar.
Curar uma panela de ferro fundido é bem simples: basta espalhar uma camada generosa de óleo comestível ou gordura animal por toda superfície da panela e levá-la ao forno na temperatura de 160° por uma hora.
Seque a panela e espalhe óleo, azeite ou banha de porco na parte interna e externa da panela. Leve ao forno por 1 hora. Depois, é só deixar a panela esfriar naturalmente. Para garantir a qualidade da panela, repita esse processo mais duas vezes.
As panelas de ferro fundido podem ser usadas em todos os tipos de fonte de calor: fogão, forno, micro-ondas e até indução. ... Quando a sujeira for muito difícil de remover, mergulhe a panela em um pouco de água morna para depois conduzir a limpeza com sabão.
Vidro, cerâmica, alumínio, ferro e inox são todos materiais que podem ir ao forno. Panelas esmaltadas também podem ser aquecidas no forno, mas jamais em temperaturas acima de 180°C.
Evite a ferrugem
Uma boa forma de resolver o problema é a aplicação do removedor de ferrugem Quimox, que irá remover a ferrugem de forma prática, econômica e sem esforço físico por parte do usuário. O produto é fácil de aplicar com pincel e tem efeito rápido. Após a remoção da ferrugem, a superfície deve receber nova pintura ou verniz.
A primeira dica do especialista é passar uma lixa de grão 600 sobre a área afetada pela ferrugem para tirar a camada; fazer uma mistura de bicarbonato de sódio com água e passar com uma escova de dentes. "Dá para usar, principalente, dentro da geladeira. Tem que deixar umas doze horas.