A incidência de morbidez e mortalidade perinatais aumenta. A mãe fica vulnerável a infecção intra-uterina e a hemorragia pós-parto. O trabalho de parto pode ser prolongado ou retido em qualquer das fases de dilatação cervical ou no padrão de descida fetal.
Entende-se por intercorrência clínica a complicação aguda, previsível ou não, devida a gestação e que necessita de internação, na modalidade hospitalar, para controle da complicação.
Tanto em gestações de alto risco quanto nas de risco habitual, pode haver a ocorrência de alterações no curso fisiológico da gestação, o que denominamos de intercorrências obstétricas, em que há alteração da evolução e do andamento do processo gestacional fisiológico.
Significado de Intercorrência substantivo feminino Ação ou efeito de intercorrer, ocorrer ao mesmo tempo que outra coisa: intercorrência da tuberculose em pacientes com gripe. Que expressa ou denota irregularidade; mudança: a intercorrência das relações pessoais; as intercorrências de seu humor.
De modo geral as intercorrências mais comuns na gestação determinando uma Gravidez de Alto Risco são a Hipertensão Arterial (pressão alta) e o Diabetes Melito Gestacional (açúcar alto no sangue).
(direito médico INTERCORRÊNCIA MÉDICA (algo que não era previsível) A INTERCORRÊNCIA MÉDICA, podem ocorrer problemas em relação ao tratamento médico, ou seja, aparecer um resultado que não era previsível... Outrossim, isto será uma INTERCORRÊNCIA MÉDICA e não um “erro médico”.
As principais intercorrências clínicas durante a internação foram distúrbios cognitivo-comportamentais e infecções respiratórias e do trato urinário. Os intervalos de tempo entre fratura e internação e entre essa e a cirurgia foram superiores a sete dias na maioria dos casos.
Chamamos de intercorrências os distúrbios pós-operatórios simples e esperados de cada procedimento cirúrgico, que por si só se resolvem. Exemplos comuns de intercorrências são os hematomas, o inchaço (edema) e a perda de sensibilidade que depois de algum tempo vão desaparecendo naturalmente.
A mãe passa por um momento de alienação na função materna, em detrimento do trabalho e das atividades sociais. Neste estado de hipersensibilidade, a mãe está voltada inteiramente para o feto-bebê, em uma forma de identificação entre ela e seu bebê.