A cocaína é uma droga de abuso, ingerida sob várias formas, amplamente distribuída pelo mundo, e utilizada por todas as classes sociais. ... Funciona como um estimulante do sistema nervoso central. Os efeitos da droga iniciam poucos minutos depois do uso, e atingem pico em cerca de 15-30 minutos.
Quais drogas são pesquisadas no exame toxicológico?
Uma amostra de três centímetros de cabelo consegue detectar drogas consumidas nos últimos três meses (90 dias). Quando essa análise é feita com pelos do corpo ou, até mesmo, raspas da unha, detecta drogas consumidas nos últimos seis meses (180 dias).
Não é possível burlar o exame toxicológico, devido ao fato de ser justamente um dos métodos mais seguros para detectar drogas consumidas em um período de 90 à 180 dias, dependendo do tipo de coleta (cabelos ou pelos).
A urina funciona melhor, propiciando uma janela de detecção que vai de um a três dias para drogas hidrosolúveis (todas menos a maconha) até aproximadamente dez dias, no caso de consumo intenso de drogas liposolúveis (maconha).
- De uma maneira geral, é possível considerar os seguintes limites para a detecção da cocaína na urina após o uso: -- uso ocasional: de 2 a 4 dias; -- uso crônico: de 10 a 14 dias.
Portanto, uma pessoa que tem um consumo moderado de maconha, pode ficar com a droga no organismo de 7 a 13 dias. Quem faz uso mais frequente, fica, em média, 15 dias com a substância. Já quem tem um consumo intenso, pode ter a droga identificada na urina mesmo depois de, aproximadamente, 30 dias.