No mundo, os pontos cardeais são representados pela letra de cada ponto em inglês. O Norte (North): N, O Sul (South): S, O Leste (East): E, O Oeste (West): W. É possível observar esses pontos na rosa dos ventos, uma vez que ali estão os pontos colaterais e subcolaterais.
Proponha aos alunos que registrem numa folha de sulfite a sua localização na sala de aula. Nesse momento, podem utilizar o recurso que considerarem mais apropriados: desenho, recorte e colagem ou até mesmo, para os que já leem e escrevem, descrição por escrito. Peça para que não coloquem seus nomes.
Meios de Orientação e Localização
A) localização espacial – são atividades em que a criança deverá localizar-se e localizar objetos em meio a outros objetos e pessoas em determinado espaço. Possui sentido estático. Exemplo: localizar objetos em cima, embaixo, à esquerda ou à direita de algo; representar sua posição na sala de aula ou em outro ambiente.
Como acontece com quase todos os aspectos do desenvolvimento infantil, cada criança desenvolve a noção espacial em um determinado ritmo. Por isso, o ideal é estimulá-las, desde cedo, com brincadeiras que proporcionem jeitos diferentes de vivenciar os conceitos que mencionei acima.
De uma maneira bem divertida trabalhamos a lateralidade com as mãos e os pés. Para facilitar foi feito uma bolinha na mão direita de vermelho e no pé esquerdo de azul, para que as crianças fixarem melhor o termo direita e esquerdo no momento do comando, por exemplo: mão esquerda no vermelho, agora no amarelo.
Use giz de cera, lápis de cor ou caneta hidrocor grossa. Leve as crianças para brincar no parquinho ou para um passeio e vá explorando nos cenários o conceito embaixo e em cima, e também outros conceitos como na frente, atrás, dentro, fora, mais perto, mais longe, etc.
Proponha aos alunos a construção de um relógio, passe o vídeo que ensina a fazer o relógio, distribua para os alunos os materiais para a confecção do relógio, caso em sua sala de aula não tenha os materiais necessários, improvise com outros materiais alternativos ou solicite para coordenação/direção.
Use o ponteiro maior para ler os minutos.
Desenhe dois ponteiros em um pedaço de papel colorido e corte-os. Um deles deverá ser um pouco maior do que o outro. Certifique-se de que o ponteiro maior possa alcançar os números. O ponteiro grande será para os minutos e o pequeno para as horas.
Uma forma possível de ver os minutos é multiplicar o número para qual o ponteiro maior aponta por cinco. Se o ponteiro maior aponta pro 6, multiplique por 5 e terá o resultado 30. Ou seja, já se passaram 30 minutos. Alguns relógios ainda terão marcações pequenas sem um número, elas indicam que se passou um minuto.
- Calcule Mentalmente a Diferença de Tempo Existente Entre os Relógios. - Escreva na Primeira Caixa a Hora e na Segunda Caixa os Minutos. - Nas Horas Utilize Somente Horários Até 12:00. - Se Aparecer o Símbolo de Erro Apague e Escreva Outro Número.
Assim, a representação correcta de dezassete horas e trinta minutos, com algarismos, é: 17h30 min, de acordo com a sua última hipótese. Em 17h30 fez-se uma simplificação, que não me escandaliza, mas que pode ser criticada por não se indicar claramente a que unidade se refere a quantidade 30 (podem ser segundos: 30 s).