Veneno botrópico: Atividade proteolítica local: O veneno botrópico,inicialmen- te no local da picada, pode causar uma ação proteolítica intensa com subseqüente processo inflamatório generalizado, ocasionando edema e até necrose local.
Significado de Ofídico adjetivo Que diz respeito a serpente; relativo a serpente.
O soro antiofídico é obtido a partir do sangue de um animal de grande porte, como o cavalo, que produz agentes de defesa contra o veneno inoculado em seu organismo. Primeiro, retira-se o veneno da cobra (1). Em seguida, injetam-se pequenas doses deste veneno no cavalo em intervalos de 5 dias (2) .
A única terapia efetiva é o soro antiofídico. O soro deve começar a ser aplicado, de preferência, na primeira meia hora depois do acidente. Existem vários tipos de soros antiofídicos, um para cada tipo de cobra, mas se a cobra causadora do acidente não puder ser identificada deve-se usar o soro polivalente.
Mecanismo de Ação
Em caso de Acidentes com Serpentes Peçonhentas: O que fazer: O que não fazer: Não cortar o local da picada Não ingerir bebidas álcoolicas Não usar garrote ou torniquete. Procurar socorro médico Manter o acidentado em repouso Lavar apenas com água e sabão.
“Eles devem chamar um órgão ambiental, o Ibama ou o Corpo de Bombeiros. Não se deve tentar capturar o animal porque, pode ser perigoso”, afirma. Hirano também explica que o ideal, se possível, é isolar o ambiente. “Se for um cômodo da casa, feche as portas, as janelas e qualquer local que ela possa entrar.
O que fazer em caso de acidente com serpentes
"Tecnicamente é possível e são inúmeros os relatos de casos iguais", falou Sinelli. De acordo com o representante da Aeaarp, no entanto, há uma forma simples de prevenir: instalando uma válvula de retenção na saída da rede de esgoto. "Essa válvula abre quando o esgoto está saindo e depois fecha.
As cobras-de-duas-cabeças são, na verdade, animais pertencentes a um grupo dos répteis: o dos anfisbenídeos, ou anfisbenas. ... Esse nome, cobra-de-duas-cabeças, é dado porque o corpo de tais animais é comprido, alongado e sem patas, tal como as serpentes .
Os ratos são animais de hábitos noturnos que vivem principalmente em lixos domésticos....Ratos
Geralmente o esgoto não tratado contém numerosos agentes patogênicos, microorganismos, resíduos tóxicos e nutrientes que provocam o crescimento de outros tipos de bactérias, vírus ou fungos presentes em menor número.
Philodryas olfersii
Sintomatologia: A ação do veneno no organismo apresenta, até seis (6) horas após o acidente, muita dor, edema (inchaço), calor e rubor no local da picada.
Após uma mordida venenosa de uma jararaca, você terá: Vermelhidão e inchaço, cerca de 30 a 60 minutos após a mordida. Hematoma e retesamento, 3 a 6 horas após a mordida. Bolhas cheias de sangue perto da mordida.
O veneno da jararaca pode provocar lesões no local da picada, tais como hemorragia e necrose que podem levar, em casos mais graves, a amputações dos membros afetados.
O que fazer em caso de acidente com cobras
Os soros comumente aplicados após a picada de cobra são os seguintes: cobra desconhecida = soro anti-ofídico (polivalente); jararaca = soro anti-botrópico ou soro anti-ofídico (polivalente);
Captopril (para hipertensão) Hipertensos e pessoas com doenças cardíacas e circulatórias devem muito às jararacas. Pesquisas conduzidas no Brasil descobriram o potencial do veneno dessas serpentes, o que originou um dos mais populares medicamentos para pressão alta, o Captopril.
Captopril, um remédio que combate a hipertensão e recebeu de US$ 1 bilhão em pesquisas para ser criado, foi feito a partir de venenos de cobras. A exenatide, vendida com o nome de Byetta, é usada no combate a diabetes do tipo 2, e vem da saliva de um lagarto peçonhento.
O mesmo veneno que pode matar, também pode salvar vidas: o da cobra-coral Micrurus l. lemniscatus, com potencial para o desenvolvimento de drogas destinadas ao tratamento da hipertensão, doença que mata um brasileiro a cada dois minutos, conforme a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH).
Tutzer exporta veneno de cobra para as empresas como a Bayer e a Hoechst na Alemanha e na Suíça. No Brasil, além de universidades e institutos de pesquisa, seu maior cliente é um laboratório homeopático de Campinas, no interior paulista, que pesquisa a produção de remédio para câncer.
Uma cobra dificilmente produz mais do que 100 miligramas de veneno por mês e é preciso respeitar esse limite para manter a saúde do animal.
Para ter a autorização para a criação de répteis, o interessado deverá recorrer ao IBAMA, e deverá seguir as regras da Instrução Normativa n.º 169/2008, que explica exatamente todos os trâmites para que o documento seja emitido.
R$ 400