A ancoragem é um viés comportamental que pode levar o trader a não avançar para operações mais lucrativas e pode até gerar prejuízos.
O efeito de ancoragem ou focalismo é um viés cognitivo que descreve a comum tendência humana para se basear de forma intensa, ou de se "ancorar", a uma característica ou parte da informação recebida, quando em processo de tomada de decisão.
A heurística da disponibilidade é um viés comportamental muitas vezes presente nos contexto das finanças, em que o investidor acaba por atribuir maior probabilidade de ocorrência de um fato futuro somente por sua recordação de um evento similar no passado.
A heurística da disponibilidade, também conhecida como viés da disponibilidade, é um atalho mental que se baseia em exemplos imediatos que vêm à mente de uma determinada pessoa ao avaliar um tópico, conceito, método ou decisão.
O viés comportamental é uma tendência que pode levar a desvios de lógica e decisões irracionais. Ou seja, muitas vezes tomamos decisões que são o oposto do que havíamos planejado, levando a resultados ruins. ... Os vieses variam de pessoa pra pessoa e estão relacionados basicamente com o perfil do investidor.
As finanças corporativas lidam com todas as atividades financeiras necessárias para operar uma entidade ou negócio. ... As principais atividades das finanças corporativas incluem planejamento financeiro, organização de finanças, investimento de fundos adquiridos e gerenciamento das finanças.
A Aversão a Perda (loss aversion, em Inglês) é um viés comportamental que nos faz atribuir maior importância às perdas do que aos ganhos, nos induzindo frequentemente a correr mais riscos no intuito de tentar reparar eventuais prejuízos.
Como atividades comuns em finanças corporativas são: Pagamento do salário dos funcionários; Compra de matéria-prima; Venda de produtos e Feedback com funcionários. Pagamento do salário dos funcionários; Feedback com funcionários; Venda de produtos e Pagamento de fornecedores.
O dicionário Aurélio define o termo Finanças como sendo a “ciência e a profissão do manejo do dinheiro, particularmente do dinheiro do Estado”. ... Analisando o conceito parece ser alguma coisa um pouco distante do nosso dia-a-dia mas diariamente temos envolvimento com as finanças.
Fundamentalmente, a administração financeira está voltada para a criação de riqueza, e a orientação básica das decisões financeiras das empresas segue o objetivo principal de maximização da riqueza de seus proprietários.
O administrador financeiro gerencia contas empresariais e coordena atividades de investimento, que incluem desenvolvimento de orçamentos, geração de relatórios, planejamento de metas financeiras, administração de atividades de folha de pagamento, preparação de demonstrações e pagamento de obrigações da organização.
O setor financeiro é responsável pelo desempenho e gestão das finanças de uma empresa. ... Para isso exerce funções como: contabilidade, tesouraria, gestão das finanças, controle de tributos e gestão de custos. O departamento financeiro funciona como um elo dentro de uma empresa.
O departamento financeiro é responsável pela gestão de ativo e passivo, controle das contas e por tomar decisões sobre as finanças da empresa. O setor financeiro de uma empresa deve gerenciar as contas bancárias, realizar a gestão de impostos, e identificar as contas a pagar.