EQST

Como Contabilizar ICMS E IPI Sobre Vendas?

Como contabilizar ICMS e IPI sobre vendas? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como contabilizar ICMS e IPI sobre vendas?

O IPI e o ICMS incidente sobre vendas deve ser deduzido da receita bruta na determinação da receita líquida de vendas. O IPI, quando destacado na nota fiscal e cobrado do cliente, é contabilizado diretamente em IPI a Pagar, no passivo circulante.

Como contabilizar uma venda com ICMS?

Contabilização de ICMS sobre vendas e sobre compras.

  1. Exemplo: A Empresa Issê Emiésse Ltda. ...
  2. O valor total da compra corresponde a R$ ...
  3. D: ICMS a Recuperar – R$ 38.

    Em qual grupo patrimonial deve ser registrado o ICMS a recuperar?

    Esses tributos recuperáveis deverão ser lançados em conta contábil específica no subgrupo "Tributos a Recuperar (AC)", do grupo "Ativo Circulante (AC)" do Balanço Patrimonial (BP) da empresa, "ICMS a Recuperar (AC)" ou "IPI a Recuperar (AC)", por exemplo, ou em contas transitórias de apuração, como "ICMS Contas ...

    Como contabilizar crédito ICMS?

    Uma forma de contabilizar os impostos recuperáveis pagos na aquisição de mercadorias e insumos da produção é o registro, por ocasião da aquisição desses bens, em contas próprias, classificáveis no ativo circulante, intituladas “IPI a Recuperar” e "ICMS a Recuperar”.

    Como contabilizar crédito de ICMS de ativo imobilizado?

    A contabilização do referido crédito a apropriar deve ser feito em conta do ativo (impostos a recuperar) e a crédito de imobilizado, já que o ICMS recuperável é considerado como redutor do custo de aquisição.