O IMC é calculado dividindo-se o peso do indivíduo por sua altura ao quadrado, conforme a fórmula abaixo:
Ao longo da gravidez, as mulheres devem ingerir pelo menos 60g de proteínas diariamente. Esse valor equivale aproximadamente à 100g de feijão, um filé de peito de frango grelhado sem pele, 100g de iogurte natural desnatado, 100g de queijo tipo ricota e 50g de leite de vaca em pó desnatado.
O que fazer: Para aliviar o estresse durante a gravidez, é importante adotar algumas estratégias, como a prática regular de exercício, fazer atividades que gosta, ter uma alimentação saudável e descansar. Assim, é possível diminuir a quantidade de proteína na urina, bem como aproveitar a gravidez.
A maioria dos abortos espontâneos ocorre porque o feto não está se desenvolvendo normalmente. Problemas com genes ou cromossomas do bebê são erros que ocorrem por acaso conforme o embrião se divide e cresce – dificilmente são problemas herdados dos pais.
É necessário a realização de ultrassom para diagnosticar uma gravidez anembrionada, para confirmar que o saco gestacional está vazio. É indicado sempre a repetição do exame após 7 dias da suspeita do quadro para o diagnóstico de certeza do mesmo.
Em casos de óbito embrionário durante o primeiro trimestre – abaixo de 12 semanas de gestação -, é possível esperar até 15 dias para que o organismo aja sozinho e expulse naturalmente.
Estudos variados apontam que em torno de 20% das grávidas têm a gestação interrompida de forma espontânea antes da 12; semana de gravidez. Quando isso acontece até a 22; semana, denomina-se perda gestacional precoce. A partir daí, perda gestacional tardia.