Crescimento nos ossos longos Entre a epífise de cada extremidade e a diáfise é mantida uma região de cartilagem, conhecida como cartilagem de crescimento, que possibilitará a ocorrência constante de ossificação endocondral, levando à formação de mais osso. Nesse processo, os osteoclastos desempenham papel importante.
Resposta. Entre a epífise de cada extremidade e a diáfise é mantida uma região de cartilagem, conhecida como cartilagem de crescimento, que possibilitará a ocorrência constante de ossificação endocondral, levando à formação de mais osso. Nesse processo, os osteoclastos desempenham papel importante.
Os exemplos incluem: queda do estrogênio, testosterona, hormônios da tireoide; – Fatores dietéticos: como baixa ingestão de cálcio, anoréxicos, cirurgias gástricas; – Uso de esteróides e outros medicamentos por tempo prolongado. Alguns maus hábitos podem aumentar o risco de osteoporose.
A osteoporose é uma doença silenciosa causada pela diminuição da absorção ou perda de cálcio pelo organismo. Estes fatores determinam a fragilidade dos ossos resultando em fraturas após queda ou batida de mínimo ou nenhum impacto.
Doenças dos Ossos
O diagnóstico da falta de cálcio no corpo é feito através de um exame de sangue convencional, no entanto, para saber se os ossos estão fracos, é necessário a realização de um exame que se chama de densitometria óssea. Veja como é feita a densitometria óssea.
O que pode fazer: Aumentar o consumo de alimentos ricos em cálcio, como leite, iogurte, queijo cottage, couve, brócolos e sardinhas. Pode ainda falar com o seu médico para tomar um suplemento de cálcio, juntamente com vitamina D para ajudar a absorção.
Sintomas
Conheça 5 alimentos que ajudam a fortalecer os ossos
Os nutrientes mais importantes para a saúde óssea são cálcio, vitamina D e proteína¹. A nutrição é fator importante modificável no desenvolvimento/manutenção da massa óssea (MO) e prevenção da osteoporose³.
Um bom remédio caseiro para fortalecer os ossos é tomar diariamente o chá de cavalinha e tomar a vitamina de morango com linhaça. Estes remédios caseiros podem ser ingeridos diariamente sendo especialmente indicado para idosos com osteoporose e como método de prevenção da doença.
Para fortalecer os ossos e as articulações é recomendado comer alimentos ricos em cálcio e apesar do leite e do queijo serem os mais conhecidos, existem outras fontes de cálcio além dos laticínios, como as folhas verdes escuras como espinafre e brócolis e os frutos secos como nozes e amendoim.
Veja abaixo outras dez maneiras de reter o cálcio:
Dicas para melhorar a absorção do Cálcio
FUNÇÕES DA VITAMINA D É responsável pela absorção intestinal de fósforo e cálcio, pela mobilização desse último a partir do osso na presença do PTH, e pelo aumento da absorção renal de cálcio, regulando, assim, o metabolismo ósseo.
Alguns dos principais alimentos ricos em cálcio são leite, queijo, espinafre, sardinha e brócolis, por exemplo.