De acordo com a Associação Americana de Endodontistas, se o dentista diagnosticar um abscesso dentário associado à fístula odontogênica, é feito um tratamento de canal no dente associado à infecção. Em alguns casos, o dentista pode precisar drenar a secreção na área elevada para ajudar na cicatrização.
A fissura dentária geralmente é uma fenda que percorre a superfície ou a face lateral do dente ou molar. No entanto, às vezes a fissura vem na forma de furos muito pequenos. A seguir, abordaremos a origem e o destino de delas, bem como os tratamentos para eliminar esse problema latente da boca que você pode resolver.
Uma das principais causas de um dente trincado é o bruxismo e o apertamento dentário que ocorre ao longo do dia. Porém, essas trincas também podem acontecer em casos mais simples e corriqueiros, como mastigar gelo, por exemplo.
Os selantes de cicatrículas e fissuras são utilizados com as finalidades preventiva e terapêutica no contexto da Odontologia Minimamente Invasiva, sendo uma alternativa aos tratamentos convencionais, resultante de propostas inovadoras de ação.
O bruxismo não tem cura e o tratamento tem como objetivo aliviar a dor e evitar problemas nos dentes, que geralmente consiste no uso de uma placa de proteção dentária acrílica, durante a noite, que evita o atrito e o desgaste entre os dentes e evita problemas nas articulações temporomandibulares.
Algumas técnicas podem ser usadas durante as crises para aliviar a dor causada pela disfunção temporomandibular: