Para uma parede espessa de 3 metros de altura e 1 metro de comprimento, podemos calcular que a carga por metro linear é igual a 0,150 x 1 x 3 x 2000 = 900 kg, o que equivale a 9 kN/metro.
Em relação aos materiais usados para construir colunas e vigas (cimento, areia e pedra ou concreto), para descobrir a quantidade ideal é necessário calcular o volume da viga. Basta multiplicar a largura x altura x metragem linear.
No nosso exemplo, cada coluna tem 400 cm (4 metros) e um estribo a cada 20 cm. Para saber quantos estribos vão em cada coluna, basta dividir 400 por 20, que dá um total de 20 estribos. Depois, você deve multiplicar esse valor pelo perímetro de cada estribo.
Eles podem medir 7cm x 14cm, 7cm x 17cm, 7cm x 20cm, 7cm x 22cm, 7cm x 27cm, 12cm x 17cm, 10cm, x 15cm, 10cm x 20cm e 15cm x 15cm. O diâmetro do ferro para estribo, por sua vez, é sempre de 4,2 milímetros.
A quantidade de estribos por coluna pode ser calculada dividindo a altura da coluna pelo espaçamento entre os estribos. Depois para saber a quantidade de estribos é só multiplicar a quantidade de estribos por coluna x quantidade de colunas.
Verifica-se que o espaçamento máximo entre estribos fica em torno de 150 mm para um diâmetro dos estribos maior ou igual a 5 mm.
Os estribos não devem ter o diâmetro menor que 5 mm nem menor que 1/4 da armadura longitudinal dos pilares.
Estribo Nervurado com 100 Unidades.
RESPEITANDO A DISTÂNCIA MÍNIMA DE 3 cm ENTRE A ARMAÇÃO DA COLUNA E A FORMA DO ALICERCE. AS DEVEM SER EMENDADAS TRANSPASSANDO 30 cm. ENTRE O TOPO DO ALICERCE E A EMENDA, A DISTÂNCIA DEVE SER NO MÍNIMO DE 1,20 m.
2,5 m
Estudos citados por Yopanan Rebello, autor do livro A concepção estrutural e a arquitetura, dão conta que os valores ideais para vãos em projetos de concreto armado devem variar entre 4 e 6 metros.
E, de acordo com a NBR 6122, nenhuma sapata deve ter dimensão menor do que 60cm.
As vigotas devem se apoiar pelo menos 5 cm de cada lado da parede. O espaço que fica entre uma vigota e outra é preenchido pelo isopor ou pelas lajotas, colocadas em sequência, uma atrás da outra, e apoiadas em forma de encaixe nas vigotas. Existem medidas padronizadas para as lajotas e para as placas de isopor.
1,5 m
2 - Qual a profundidade e a medida das sapatas?
Existem diversos tipos de fundação, como a superficial (que tem profundidade de escavação inferior a 3 metros e que costuma utilizar sapatas ou radier) e a profunda (profundidade maior do que 3 metros e que usa tubulões, estacas ou os chamados caixões).
40 centímetros
As vigas do alicerce costumam ter entre 25 cm e 30 cm de altura por 10 cm de largura, elas são preenchidas com concreto na proporção de 1:3:3 (uma medida de cimento, três medidas de areia lavada, três medidas de brita 1).
A profundida, comumente, é de 8 a 12 metros e é feita por máquinas bate-estacas. No alicerce de tubulação, são escavados buracos no terreno até que se encontre um solo firme de sustentação e edificação de um imóvel. Neste procedimento de fundação, são colocados tubos de aço preenchidos, posteriormente, com concreto.
Preços para fazer fundação e estrutura