Nos primeiros molares inferiores, apesar de sua grande maioria apresentar-se com duas raízes , o número de canais radiculares pode variar do seguinte modo: a) dois canais na raiz mesial e um canal na raiz distal; b) dois canais na raiz mesial e dois canais na raiz distal; c)três canais na raiz mesial e um na raiz ...
Primeiro molar inferior (36 e 46): Normalmente é o maior dente da boca. Dessa forma sua coroa é bem alongada lembrando um paralelepípedo. Pode apresentar cinco cúspides ou até seis em alguns casos. Segundo molar inferior (37 e 47): Difere do primeiro molar inferior por ser um pouco menor e possuir quatro cúspides.
A função deste dente é a mesma dos demais molares e consiste em triturar os alimentos. Eles possuem na maioria dos casos 5 cúspides bem desenvolvidas: 2 no lado vestibular (mais próximo a bochecha ou vestíbulo), duas cúspides linguais (do lado que toca a língua) e uma cúspide distal (no lado que toca o 2 molar).
Primeiro molar apresenta cinco cúspides, sendo três vestibulares e duas linguais.
Pré-molares inferiores: mais de 95% têm uma raiz e 40% apresentou dois canais. Molares superiores: quase 100% têm três raízes e mais da metade tem quatro canais. Molares inferiores: mais de 92% têm duas raízes e três ou quatro canais.
FACE OCLUSAL -Apresenta quatro cúspides: Duas vestibulares (Mésio-vestibular e Disto-vestibular) e Duas linguais (Mésio-lingual e Disto-lingual) - O volume das cúspides: Mésio-lingual > Mésio-vestibular > Disto-vestibular > Disto-lingual - Presença de dois sulcos principais: Sulco Mésio-distal e Sulco Vestíbulo-lingual ...