EQST

O Que Osteoblastos E Osteoclastos?

O que é osteoblastos e osteoclastos?

Osteoblastos e osteoclastos são dois tipos de células que formam o tecido ósseo, cada um com funções específicas. Os primeiros são responsáveis pela síntese dos componentes orgânicos da matriz óssea e localizam-se na superfície do osso. Já os osteoclastos permitem a remodelação óssea.

O que são os osteoblastos?

Osteoblastos: são células cuboides ou ligeiramente alongadas relacionadas com a síntese da porção orgânica da matriz óssea. ... Osteócitos: são células achatadas com vários prolongamentos citoplasmáticos e que se destacam por serem o tipo celular mais abundante nesse tecido.

Quem produz a matriz óssea?

Os osteoblastos são células jovens com intensa atividade metabólica e responsáveis pela produção da parte orgânica da matriz óssea, composta por colágeno tipo I, glicoproteínas e proteoglicanas. Também concentram fosfato de cálcio, participando da mineralização da matriz.

Como ocorre o processo de remineralização?

Na prática, a remineralização pode ser definida como qualquer processo de ganho pela superfície dental que ocorra através da deposição de minerais na área desmineralizada do dente, segundo Fernando. ... Além disso, a dieta aliada a hábitos saudáveis contribuem para o processo de remineralização.

Como ocorre o processo de desmineralização do dente?

Quando nos alimentamos o pH da boca baixa, causando a desmineralização nos dentes. Esse é um processo natural chamado Des-Re, porém, na presença de placa bacteriana esse processo se desestabiliza, aumentando o tempo ácido e levando a formação da cárie dentária. Por isso recomendamos escovar os dentes após as refeições.

O que fazer quando se tem perda óssea dentária?

De outra maneira, se a perda óssea tem a ver com o alinhamento dos seus dentes, é necessário recorrer a um tratamento ortodôntico, que restaura a posição da arcada e confere a função e a estética do seu sorriso.

O que pode causar perda óssea nos dentes?

A perda óssea é um grave problema odontológico e é causada pela má higiene bucal. O acúmulo de placa bacteriana sobre os dentes e gengiva causa uma inflamação, que, por sua vez, leva à perda de osso ao redor dos dentes deixando- os moles.

Como saber se tenho perda óssea dentária?

Como identificar o problema?

  1. sensibilidade dos dentes;
  2. vermelhidão, irritação e sangramento da gengiva;
  3. inflamação na gengiva;
  4. mobilidade dentária;
  5. mal hálito;
  6. dor de dente;
  7. retração da gengiva — também conhecida por ser um espaçamento visível entre o dente e a gengiva.

O que é bom para endurecer os dentes?

Leite. O leite é uma enorme fonte de cálcio, além das proteínas, fósforo e ácido láctico, e possui uma quantidade ideal de vitaminas para garantir ossos fortes e saudáveis. Por isso, beber leite desde criança ajuda a fortalecer o desenvolvimento dos dentes, além de protegê-los de substâncias mais ácidas.

É normal os dentes ficam um pouco moles?

Antes de mais nada, não é normal quando um dente permanente fica mole. Em crianças, devido à troca de dentição, é uma ocorrência natural. Porém, na fase adulta é um sinal de alerta a ser observado. Não apenas é um incômodo, como também indica que algo está errado.

O que é bom para os dentes?

Alimentos lácteos são ricos em proteínas, cálcio, fósforo e ácido láctico, que ajudam a combater bactérias e fortalecer os dentes. Salmão tem cálcio e vitamina D, a dupla perfeita para dentes fortes e saudáveis. Os produtos lácteos (leite, iogurte sem gordura) intensificam a remineralização dos dentes e contêm cálcio.

O que fazer para melhorar a saúde da gengiva?

Como ter uma gengiva mais saudável em 6 passos simples

  1. Pratique uma escovação bem suave. Nada de colocar força nas cerdas, isso pode ferir sua gengiva. ...
  2. Passe o fio dental com leveza na linha gengival. ...
  3. Use uma escova com cerdas macias. ...
  4. Adote uma alimentação balanceada. ...
  5. Evite o palito de dente. ...
  6. Visite seu dentista com regularidade.

O que fazer para subir as gengivas?

Confira 5 abaixo formas de evitar essa questão!

  1. Escovação correta. Você já saber que usar o fio dental e fazer uma boa escovação é fundamental para manter um sorriso bonito e saudável. ...
  2. Profilaxia. ...
  3. Raspagem subgengival. ...
  4. Placas para bruxismo. ...
  5. Cirurgia plástica para retração gengival.

Como deve ser uma gengiva saudável?

A gengiva saudável tem uma cor rosa ou coral suave, apesar de poder conter outros pigmentos, dependendo da sua origem étnica. Se parecerem avermelhadas ou inchadas, se sangrarem ao escovar os dentes ou usar o fio dental ou se começarem a se retrair, são alterações que podem indicar sinais de doença da gengiva.