Definição: Perda da consciência devido à redução da pressão sanguinea, associada com aumento do tono vagal e vasodilatação periférica. Definição: Perda transitória da consciência e do tônus postural, causada por diminuição do fluxo sanguíneo ao cérebro (i. é, ISQUEMIA CEREBRAL).
Síncope é o termo médico usado para designar aquilo que chamamos comumente de desmaio. Um desmaio é caracterizado por uma perda temporária de consciência, que também está aliado a uma perda na postura.
O desmaio (ou síncope, CID 10 - R55) é o resultado da perda de consciência por um curto período de tempo. Um desmaio geralmente dura de alguns segundos a alguns minutos e faz com que a pessoa caia, devido à falha dos sentidos e do tônus postural que sustenta o corpo.
Quais são os primeiros socorros para desmaio?
Definição. O desmaio, também denominado síncope, é uma perda súbita de consciência. Ele ocorre quando a pressão arterial cai e não há oxigênio suficiente no cérebro. Às vezes, o desmaio pode parecer convulsão.
O butilbrometo de escopolamina pode causar sonolência, sensação de mal-estar, perda da memória, alterações do sono, confusão, enjoos, sensação de desmaio, dor nos olhos.
Muita gente confunde, mas o desmaio dito verdadeiro se caracteriza por perda de consciência. Como se o cérebro realmente “desligasse”. Vale aqui observar que o termo é apenas uma força de expressão e que, verdadeiramente, o cérebro não desliga.
Quando uma pessoa desmaia deve-se observar se está respirando e se apresenta pulso e, caso não respire, deve-se pedir ajuda médica, ligando imediatamente para o 192, e iniciar a massagem cardíaca. Veja como fazer em a massagem cardíaca corretamente.
Ao ter a sensação de que se vai desmaiar, e apresentar sintomas como tonturas, fraqueza ou visão embaçada, a pessoa deve deitar-se no chão, colocando as pernas em um nível mais elevado em relação ao corpo, ou sentar-se e inclinar o tronco em direção às pernas, evitar situações estressantes e evitar ficar muito tempo em ...
Por outro lado, os desmaios também podem estar relacionados a distúrbios e doenças mais graves e sérias, como infecções disseminadas pelo organismo, acidentes vasculares cerebrais (derrames), epilepsia e o traumatismo craniano com repercussão sobre o sistema nervoso.