Mecanismo de ação As sulfonamidas são inibidoras competitivas da enzima bacteriana sintetase de dihidroperoato (são análogos do seu substrato o ácido para-aminobenzóico — PABA). A enzima catalisa uma reação necessária à síntese de ácido fólico, necessário para a síntese de precursores de DNA e RNA) nas bactérias.
A Sulfadiazina de prata é um agente cicatrizante e antimicrobiano tópico na terapia de queimaduras, feridas cirúrgicas, úlceras e escaras infectadas. Previne infecções nos cateterismos vasculares. A ação inicia-se no momento da aplicação.
Significado de Sulfa substantivo feminino Farmácia. Nomeação abreviada de um tipo de sulfanilamida (fármaco), muito utilizada no combate de infecções bacterianas; sulfamida. Etimologia (origem da palavra sulfa). Forma Red. de sulfanilamida.
Sulfadiazina de Prata é destinado à prevenção e ao tratamento de feridas com grande potencial de infecção e risco de evolução para sepse:
A sulfadiazina de prata é uma substância com ação antimicrobiana capaz de eliminar diferentes tipos de bactérias e alguns tipos de fungos. Devido a esta ação, a sulfadiazina de prata é bastante utilizada no tratamento de diferentes tipos de feridas infectadas.
Aplicar uma vez ao dia. Pode ser aplicado duas vezes ao dia no caso de lesões muito exsudativas (úmidas) ou a critério médico. O excesso do produto pode ser retirado com uma compressa de gaze ou algodão. Utilizar sulfadiazina de prata até a cicatrização da ferida.
Quanto ao tratamento, pomadas como Sulfadiazina de prata são perfeitas para queimaduras de primeiro grau e superficial. Para as queimaduras que permanecem na pele durante anos, o ideal são os clareadores com ativos como hidroquinona.
Algumas excelentes opções de remédios, pomadas e cremes para combater as manchas e uniformizar o tom da pele incluem:
Tratar as necroses no caso de feridas crônicas Remover tecido necrótico para acelerar a cicatrização. Corte e Laceração Limpar e Proteger SF 0.
O desbridamento autolítico tem como fatores terapêuticos a hidratação do leito da ferida, fibrinólise e consequente ação de enzimas endógenas sobre o esfacelo/tecido desvitalizado(1,2). Auxiliam no desbridamento autolítico: hidrogel, alginato de cálcio, hidrocolóide e até filmes transparentes.
Modo de uso do Hidrogel O Hidrogel deve ser aplicado na ferida, após a limpeza da pele, num intervalo de no máximo 3 dias. Porém, a aplicação do Hidrogel e a frequência de troca dos curativos deve ser feita e decidida, de preferência, por um enfermeiro.