“Os gases nobres possuem na última camada oito elétrons, exceto o Hélio, que só possui dois elétrons.”
A Camada de Valência é a última camada de distribuição eletrônica de um átomo. Por ser a camada mais externa, também é a que fica mais distante do núcleo atômico. De acordo com a Regra do Octeto, a camada de valência precisa de oito elétrons para se estabilizar.
V- O xenônio (Xe), por ser da família VIIIA, possui oito elétrons na camada de valência, ou seja, já é estável. Ao se ligar com seis átomos de flúor, elemento que necessita de compartilhar um elétron por ser da família VIIA, o xenônio fica estável com quatorze elétrons, ou seja, não obedece ao octeto.
Os gases nobres (Família 8A) são os elementos da tabela periódica que possuem oito elétrons na camada de valência. A única exceção é o elemento Hélio que possui 2 elétrons.
A teoria do octeto foi proposta por Newton Lewis, que em estudos observou que a interação atômica acontece para que cada elemento adquira a estabilidade eletrônica de um gás nobre, ou seja, oito elétrons na camada de valência.
Alguns compostos não precisam ter oito elétrons na camada de valência para atingir a estabilidade, são por isso considerados exceções à Regra do Octeto. ... Como o hidrogênio (H) precisa ceder dois elétrons para realizar a ligação (H ― Be ― H), o átomo de Berílio (Be) compartilha seus elétrons e atinge a estabilidade.
A Regra do Octeto estabelece que os átomos dos elementos ligam-se uns aos outros na tentativa de completar a sua camada de valência (última camada da eletrosfera).