Os átomos de Carbono podem se unir de várias formas diferentes, formando inúmeras substâncias, a esta propriedade denominamos de Alotropia. O diamante, o grafite e o fulereno são alótropos do carbono e se diferem pelo arranjo geométrico.
6
O carbono neutro-14 contém seis prótons, oito nêutrons seis elétrons; seu número de massa é 14 (seis prótons e oito nêutrons). Estas duas formas alternativas de carbono são isótopos.
Isótopos são átomos de um elemento químico cujos núcleos têm o mesmo número atômico designado por "Z", mas que contém diferentes números de massas atômicas, designadas por "A". No caso do Carbono temos os isótopos Carbono 14 (14C) e Carbono 12 (12C).
O Carbono tem 15 isótopos, 2 deles estáveis, desde o Carbono-8 ao Carbono-22. Os isótopos de carbono são átomos de Carbono com o mesmo número atômico, mas com número de massa diferente, ou seja, têm o mesmo número de prótons e elétrons, mas diferem no número de neutrons.
12,0107 u
12,0107 u
Para calcular a massa, devemos multiplicar o volume pela densidade. Para calcular o volume devemos dividir a massa pela densidade.
Cálculo da Massa Molecular: Calcular a massa atômica do carbono (C =12u) como exemplo. Os índices (5,10) dos elementos foram multiplicados pela massa atômica do carbono (12) e do hidrogênio (1) e em seguida foram somadas as massas dos dois elementos que formam a molécula, resultando 70u, que é a Massa molecular.
Molar vem da palavra molécula, mas o que exatamente é uma molécula? É o conjunto de átomos que se ligam por meio de ligações químicas. É possível calcular a massa de uma molécula pela soma das massas atômicas de cada átomo que forma a respectiva molécula. O resultado é denominado de Massa Molecular (MM).
Como calcular a massa molar?