Maior rendimento: a alvenaria estrutural possui maior rendimento de mão de obra já que o profissional executa uma maior área por dia. Menor desperdício: esse método construtivo racionaliza o número de materiais necessários e permite um canteiro de obras mais limpo e organizado.
Tipos de Alvenaria de Vedação
Descubra qual é o melhor tijolo para sua construção
Alvenaria é um tipo de estrutura que utiliza pedras, tijolos ou blocos unidos por argamassa. O objetivo é oferecer resistência, vedar espaços e fornecer proteção acústica e térmica para a edificação.
Tijolo baiano ou bloquinho Para garantir qualidade e resistência, eles devem ser produzidos seguindo a norma ABNT NBR 15270-1 – Blocos cerâmicos para alvenaria de vedação. Hoje, eles são os mais populares nas obras devido a seu baixo custo.
Confira as opções!
O tijolo de isopor ou poliestireno expandido (EPS) tem na leveza seu principal benefício, uma vez que, mais leve que os tijolos convencionais, consegue diminuir pela metade o uso de ferragens e em até 35% o emprego de cimento.
tijolo baiano
Características
No mercado o valor do tijolo é mais barato que o bloco de concreto, o que não significa economia. ... Por não suportar cargas estruturais, o tijolo só pode ser usado como vedação, sem contar que sua taxa de quebras é muito grande.
O tijolo de solo-cimento tem dois furos internos que auxiliam na passagem de instalações elétricas e hidráulicas. Modular, proporciona a construção de paredes mais precisas, o que leva a menor consumo de argamassa. Podem ser estruturais.
O tijolo (do espanhol tejuelo, diminutivo de tejo - caco de telha) é um produto cerâmico, avermelhado, geralmente em forma de paralelepípedo e amplamente usado na construção civil, artesanal ou industrial. É um dos principais materiais de construção.
Tijolo Baiano ou Tijolo de Furo É recomendado comprar 30 por cento a mais do que o necessário, pois o material tem uma alta taxa de desperdício e quando não está cimentado, quebra com facilidade. Pode ter 6, 8 ou 9 furos, sendo o de 9 o mais resistente.
Em comparação com os blocos de concreto, os tijolos cerâmicos possuem produtividade maior por serem peças 40% mais leves. Além disso, têm menor consumo de argamassa de assentamento e revestimento. O material também absorve menos água, tendo boa impermeabilização. Oferece, ainda, excelente conforto térmico e acústico.
Neste caso, um tijolo 6 furos no tamanho 9 cm x 14 cm x 29 cm ocupa 0,0406m² (altura x comprimento: 0,14*0,29=0,0406), ou seja, dividindo 1 m² por 0,0406m² chegamos a conclusão que para construir 1 m² de parede você vai gastar 23 tijolos na posição cutelo ou 33 peças na posição deitado.
Olá vc vai gastar cerca de 20 a 23 sacos de cimento, cerca de 3mt de areia e 3mt de pedra . Entre 10 e12 sacos de cimento, 3m³ de areia e 1m³ de brita. Boa tarde. Pareça muito bem, mas 3.
Tijolos cerâmicos de 8 furos com medidas de 20 cm x 20 x 10. Vc vai acentuar em torno de 12 Mts. quadrados. Em torno de 300 tijolos por saco....
Dado: Para cada 1000 tijolos maciços é necessário 0,80 m3 de areia.
Fazendo um cálculo simples, chega-se a 2,03 sacos para cada metro quadrado de construção, em média.
Fazendo um cálculo simples chegaremos a aproximadamente 2,03 sacos para cada metro quadrado de construção.
Como calcular quantidade de cimento O resultado é 8,3 kg de cimento por m2. Então, aplique essa proporção para uma medida de 80 m2, por exemplo: 8,3 x 80 m2: 664 kg de cimento.