Silva Jardim é um município brasileiro das Baixadas Litorâneas, no estado do Rio de Janeiro....
Quem nasce ou reside na cidade de Casimiro de Abreu é chamado de Casimirense. O estado Rio de Janeiro possuí uma área total de Km² e está localizado na Região Sudeste do Brasil.
Pertencente à segunda geração do romantismo brasileiro, o poeta escreveu uma poesia nostálgica e bucólica, marcada pela simplicidade e espontaneidade, na qual ressaltou seu patriotismo, a idealização amorosa e o pressentimento da morte.
A tendência romântica, também chamada de “Ultra Romantismo” que se desenvolveu nas décadas de 1840 e 1850, recebeu muita influência dos poetas europeus. Casimiro de Abreu desenvolveu em sua obra os temas do Romantismo: o amor, a saudade da infância, a tristeza da vida e a saudade de sua pátria.
Em seus poemas Casimiro de Abreu abordava temas como a infância, a melancolia humana, o nacionalismo brasileiro e o sentimentalismo.
Pedia moderação nos funerais, nada de luxos e de prantos. Aceitava preces, confessava que tinha muitos pecados e deles se arrependia.
O poema “Meus Oito Anos” faz parte do Livro I da coletânea “As Primaveras”, publicada por Casimiro de Abreu em 1859, que gira em torno da saudade da infância e da terra natal, a maior parte delas escritas durante sua estada em Lisboa.
Casimiro José Marques de Abreu (Barra de São João, 4 de janeiro de 1839 — Nova Friburgo, 18 de outubro de 1860) foi um poeta brasileiro da segunda geração do romantismo....
Nessa época, Castro Alves inicia um intenso caso de amor com Eugênia Câmara, dez anos mais velha que ele. ... Em 1870 volta para Salvador onde publica Espumas Flutuantes, único livro editado em vida, onde apresenta uma poesia lírica, exaltando o amor sensual e a natureza, como no poema Boa Noite.
Cecéu
Castro Alves foi poeta brasileiro, conhecido como “o poeta dos escravos”. Pertenceu à terceira geração do Romantismo no país. Suas obras expressavam indignação e protesto em relação aos problemas sociais da época, principalmente à crueldade da escravidão.
O Navio Negreiro
Passa triste a ventania, Como um verbo de desgraça, Como um grito de agonia.
Castro Alves foi poeta brasileiro que teve muita influência positiva e primordial no combate à escravidão na sociedade. Sua luta foi de imensa importância e relevância diante do contexto histórico vigente.
Castro Alves, como é mais conhecido Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), foi um poeta da terceira geração do Romantismo brasileiro. Ele recebeu a alcunha de “poeta dos escravos”, já que, em suas obras, defendia a abolição da escravatura com poemas efusivos e bastante apelativos.
A poesia abolicionista é sua melhor realização nessa linha, denunciando energicamente a crueldade da escravidão e clamando pela liberdade. ... Seu poema abolicionista mais famoso é “O Navio Negreiro”. A linguagem usada por Castro Alves para defender seus ideais liberais é grandiosa.
Castro Alves, ou Antônio Frederico Castro Alves, é um poeta romântico do século XIX. Nasceu em Muritiba, no estado da Bahia, em 1847, e morreu em Salvador, no ano de 1871. É conhecido como o “Poeta dos Escravos”, em função de suas poesias de cunho abolicionista.
Antônio Frederico de Castro Alves nasceu no dia 14 de março de 1847, em Curralinho (BA). Quando se mudou para o Recife, em 1862, iniciou a faculdade de Direito. Era conhecido por ser um poeta defensor das causas abolicionistas; seus poemas sobre a escravidão eram exaltados em festas e reuniões.
Castro Alves, Bahia, Brasil
6 de julho de 1871
Castro Alves possuí uma área total de 711,74 Km². Sua população no ano de 2010 era de 25.