A palavra lacaio para fazer referência a que ou quem é caracterizado como desprezível, vil, desprezível, ou seja, alguém que é ruim, que engana outro em sua confiança será considerado lacaio também algo que nós encontrar desagradável pode ser designado desse modo.
Note-se que uma vez que a palavra lacaio foi usado para nomear o servo que empregado, que olhou para acompanhar seu mestre a pé, de carro ou de cavalo, conforme o caso. Per caso ele também é usado e é frequentemente utilizado este conceito como um sinônimo de empregado ou escravo porque a palavra sempre foi ligada à idéia de servir o outro. No lacaio campo militar, ele foi dito que soldado que estava a pé e armados por uma besta e missão era acompanhar um cavalheiro na guerra.
Hoje em dia, ele também é comum usar a palavra para descrever uma pessoa que é mostrado servil outra, geralmente, quando um funcionário constantemente servido em todos os momentos e em todos os lugares o seu patrão e nunca contradiz qualquer coisa isto faz, diz ou faz, apesar de ser louco. Na política, é onde podemos encontrar mais assiduamente com este tipo de situação, porque eles são justamente aqueles com o poder que rodeiam lacaios firmes, a fim de continuar com a sua autoridade.
Um conselheiro, um secretário de Estado, ministro, entre outros, podem estabelecer-se como lacaios do presidente de uma nação e, assim, apoiar e validar cada decisão e palavra conseguem se tornar aliados indispensáveis em troca recebem seu favor e recompensa financeira para o serviço prestado.
Aqueles que agem desta maneira não se importa de ser submetido e à venda na mais insignificante, que lisonjeia com as mais vis comentários, porque a idéia é que quanto mais você enviar e cumprir com mais simpatia e favor vai ganhar a partir de seu chefe.