Deixar os grãos e cereais de molho na água antes do cozimento é importante para anular os fitatos – substâncias que impedem a absorção de nutrientes, como o cálcio e o ferro. Esse processo também evita que eles fermentem e provoquem aquela sensação de barriga estufada.
Pular a lavagem – É preciso lavar a quinoa para tirar o amargor que ela possui superficialmente, mas como ela é fininha, achamos que não é necessário. Puro engano! Precisa sim lavar a quinoa e para isso basta utilizar uma peneira fininha.
Vale consumir os grãos de quinoa como cereal, com leite ou iogurte ou como ingrediente de vitaminas. A versão em flocos e farinha pode ser polvilhada nas frutas ou acrescentada em sucos. Essa é uma boa alternativa para equilibrar as fibras que as frutas perdem em forma de suco.
Como consumir: para substituir o arroz e o macarrão, deve-se utilizar a quinoa em grãos, que deve ser cozida da mesma maneira que o arroz, utilizando 2 xícaras de água para cada xícara de quinoa. Além disso, na forma de flocos ou farinha, a quinoa pode ser adicionada em saladas, sucos, sopas e vitaminas.
Metade de uma xícara com arroz integral cozido contém 109 calorias. A mesma xícara, com a mesma quantidade de quinoa, contém 111 calorias. ... Mas se acrescentarmos algum óleo ou outra gordura ao cozinhar os grãos, haverá um acréscimo de calorias.
Substitutos do arroz
Cereais como quinoa e amaranto Como substituto do arroz, ele pode ser cozido da mesma maneira: duas xícaras de água para cada uma de quinoa. A quinoa fornece fibras que agregam muitas funcionalidades melhorando as funções digestivas e metabólicas.
Confira as opções de substituição para a dupla arroz com feijão para te ajudar a perder peso .
Na Low Carb você não precisa de arroz!
O feijão não pode ser consumido na Dieta Low Carb. Isso porque tem uma quantidade de amido (carboidrato) que vai atrapalhar o emagrecimento.
Os cereais como o arroz integral, grão de bico, feijão, lentilhas, entre outros, também não são considerados low carb. Apesar de apresentarem baixo índice glicêmico (digestão lenta) todos esses cereais apresentam quantidade muito grande de carboidratos, não sendo considerados low carb.
Fonte de carboidratos, o arroz é um alimento que muita gente costumar cortar do cardápio (ou diminuir o consumo), quando quer emagrecer. Mas uma nova pesquisa sugere que o alimento não é tão vilão assim da dieta e pode estar no prato de quem deseja perder ou manter o peso.
O arroz parboilizado é uma boa opção para quem deseja emagrecer. A melhor opção, no entanto, ainda é o integral. A quantidade de fibras e o baixo índice glicêmico (diferente do arroz branco, que tem um alto índice) ajudam no funcionamento do intestino e na sensação de saciedade.
A dieta Low carb promete um emagrecimento rápido reduzindo, significativamente, o consumo de carboidrato. Ela é caracterizada pela ingestão de alimentos ricos do ponto de vista nutricional. A prioridade são carnes (boi, porco, peixe, frango), frutas menos doces, oleaginosas, derivados do leite e gorduras boas.
O que COMER no café da manhã low carb
Sendo que outras raízes e tubérculos — como mandioca, mandioquinha, batata e batata doce — são mais difíceis de encaixar na low-carb. Porque isso vai depender da quantidade de carboidratos que você estiver comendo na sua alimentação.
A mandioca, também chamada de macaxeira ou aipim, é um tubérculo muito consumido no Brasil. Mesmo com um potencial altamente energético, é indicada para consumo em dietas de emagrecimento, devido ao seu baixo índice glicêmico.
Na dieta low carb, são 40% ou menos. A regra é priorizar os carboidratos integrais, como os do arroz integral, e reduzir os refinados, como arroz branco, massas brancas, doces, refrigerantes e alimentos processados.
Na verdade, o leite não é compatível com a dieta low carb, pois ele contém lactose, um açúcar do leite, que contém … carboidratos. Uma xícara de leite contém 12 gramas de carboidratos líquidos, o que consome mais da metade da ingestão diária de carboidrato recomendada no protocolo da dieta.
Vale sempre destacar que os cremes de leite com uma menor quantidade de gordura, são mais indicados para uma alimentação saudável, contribuindo também para o emagrecimento equilibrado e prevenindo a obesidade.
Os principais alimentos usados na dieta cetogênica como fonte de gordura são a manteiga, creme de leite fresco, maionese, toucinho, óleos e azeites. Existem fórmulas nutricionais cetogênicas que já vêm na proporção 4:1 (4g de gorduras para cada 1g de carboidratos+proteínas).
A terceira dica é que todas as frutas Low Carb são liberadas a noite, mas se você puder dar preferência para frutas que são ricas em gordura como o coco, o abacate, etc, vai estar beneficiando o seu emagrecimento. E a quarta e última dica é: não exagere nas carnes a noite, prefira a proteína do ovo.
Jantar Low Carb: 20 Receitas para Sair do Óbvio
Jantar fitness: receitas deliciosas para inovar o seu cardápio