Os parasitas podem classificar-se segundo a parte do corpo do hospedeiro que atacam: Ectoparasitas atacam a parte exterior do corpo do hospedeiro; Endoparasitas vivem no interior do corpo do hospedeiro; Hemoparasita parasita que vive na corrente sanguínea.
O parasitismo é uma relação interespecífica em que um dos envolvidos é prejudicado. Nessa interação, um organismo (parasita) instala-se em outro (hospedeiro) com o objetivo de alimentar-se dele. O parasita pode instalar-se em seu hospedeiro tanto externa quanto internamente.
Parasitismo é uma relação ecológica interespecífica e desarmônica. Como exemplo de parasitas podemos temos o tripanossomo, responsável pela doença de Chagas, os carrapatos, os piolhos, as tênias, a lombriga e até mesmo plantas, como é o caso do cipó-chumbo. ...
Mutualismo é a interação entre duas espécies que se beneficiam reciprocamente. Mutualismo é uma interação (relação) entre duas espécies, em que ocorrem benefícios para ambas. Ou seja, ao viver em conjunto, as duas espécies saem ganhando em algum aspecto.
O mutualismo é uma relação harmônica interespecífica em que duas espécies se associam e se beneficiam dessa interação, que às vezes pode ser de dependência ou não. ... Esse mutualismo entre a alga e o fungo permite que os líquens sobrevivam em ambientes em que nem a alga e nem o fungo conseguiriam sobreviver sozinhos.
Protocooperação, também conhecida por mutualismo facultativo, é uma relação ecológica interespecífica harmônica que ocorre, por exemplo, entre formigas e acácias. ... As relações ecológicas acontecem a todo tempo, uma vez que é praticamente impossível um ser vivo existir sem interagir em algum momento com outro.
Tem mais depois da publicidade ;) O mutualismo pode ser classificado em dois tipos básicos: o mutualismo obrigatório e o facultativo. Denomina-se de mutualismo obrigatório a relação em que um organismo associa-se a outro de forma permanente, não sendo possível a sobrevivência das espécies envolvidas de maneira isolada.
Mutualismo, ou também denominado por simbiose, é uma interação ecológica interespecífica, ou seja, entre organismos de diferentes espécies, ocorrendo de forma obrigatória e harmoniosa, permitindo vantagens recíprocas para as espécies envolvidas.
Predatismo ou predação é uma relação ecológica interespecífica desarmônica, ou seja, uma relação ecológica em que apenas uma espécie é beneficiada. Nesse tipo de interação, indivíduos de uma espécie (predadores) matam e se alimentam de indivíduos de outra espécie (presa).
Dentre as relações interespecíficas, o predatismo ou predação é uma relação desarmônica na qual um animal, denominado predador, captura e mata outro animal, denominado presa, para se alimentar. ... Alguns exemplos de predadores são leão, lobo, cobra, alguns peixes e aves, o homem, dentre outros.
Na predação ou predatismo, um indivíduo (predador) se alimenta de outro (presa), que é de uma espécie diferente da sua. Corujas que se alimentam de pequenos mamíferos e sapos que se alimentam de insetos são exemplos deste tipo de relação ecológica.