Perdão é a ação humana de se livrar de uma culpa, uma ofensa, uma dívida e etc. O perdão é um processo mental que visa a eliminação de qualquer ressentimento, raiva, rancor ou outro sentimento negativo sobre determinada pessoa ou por si próprio.
Perdoar alivia o stress, reduz a pressão arterial e fortalece o sistema imunológico: todo mundo ganha ao fazer as pazes. Perdoar é o ato consciente de abrir mão do ressentimento ou do desejo de vingança contra alguém que, de alguma forma, causou algum mal – mesmo que a pessoa não mereça.
O perdão cristão é uma virtude sobrenatural. O perdão cristão tem toda uma estrutura própria, pois tem suas motivações espirituais, especificamente em Deus; tem sua extensão e dimensão especiais; tem seu objetivo divino. Para o cristão, pois, não basta simplesmente perdoar, mas o seu perdão é totalmente espiritual.
Ficamos magoados quando sentimos tristeza por algo que nos desagradou. É um efeito cascata: a mágoa gera decepção que é dreno da admiração sem o qual não se sustenta fortes laços. Tudo isso pode piorar e evoluir para algo mais profundo, o rancor. Sensação que aprisiona, causa sofrimento e amargura.
A falta de perdão leva o autor da ofensa a carregar consigo culpas para o resto da vida. Para a vítima, leva ao rancor e ao ódio, sentimentos que causam tristeza e impedem uma plena felicidade. O perdão só traz bem-estar.
A importância do perdão O ato de perdoar é importante, pois nos livra de maus sentimentos como o rancor, a raiva e a vingança. ... Afinal, quem não perdoa, limita as suas possibilidades de amar. O perdão é uma oportunidade para se libertar de amarras negativas do passado e seguir adiante.
O que impede você de perdoar é sua rigidez e orgulho próprio, afinal você nunca pode sair por baixo, não é mesmo? Perdão não é sinônimo de aceitação cega dos atos de outra pessoa, muito menos o esquecimento do passado (habilidade que só quem tem Mal de Alzheimer tem). ... Perdoar, é o ato de dar algo de si mesmo.
Em vez de fazer o mesmo ou franzir a testa, evite expressões exageradas e continue com as desculpas honestas. Treine algumas técnicas para manter-se tranquilo antes de pedir perdão. Meditar logo antes ou então fazer uma rápida oração são boas opções.
Como perdoar alguém que te magoou
Diante de uma negatividade, respire. Aceite o mal que lhe aconteceu. Depois, cuide-se, ame-se, faça algo que lhe faça bem. Aí, então, perdoe e libere este acontecimento.
Como lidar com as mágoas?
Reerga-se com estes três passos:
Como acabar com o rancor que nos prende e domina?
Características das pessoas rancorosas
O rancor é uma mágoa profunda, que faz aflorar sentimentos de raiva contida, é um ressentimento permanente. ... Sensações de vingança, também são comuns em pessoas que sentem rancor. A pessoa rancorosa tem um desejo de fazer sofrer quem lhe trouxe o sofrimento, é como se a vida estivesse girando em torno desse sentimento.
5 maneiras de se libertar de mágoas passadas.
O amor tem várias facetas e, muitas vezes, a mágoa vem de algo que nos foi dito ou feito por alguém que amamos intensamente, como um pai, uma mãe, um irmão, um filho e, lógico, também um companheiro ou companheira. E, sim, não nos esqueçamos de um amigo ou uma amiga a quem consideramos de maneira sincera.
Quando alguém te machuca, você sente ódio e quando você machuca alguém, você fica amargo, mas se sente culpado também. Conhecer a dor nos ajuda a crescer, a madurecer e crescer significa ser capaz de pensar e tomar decisões próprias.
Chico Xavier: Quando alguém lhe magoar ou ofender,... Quando alguém lhe magoar ou ofender, não retruque, não responda da mesma forma, apenas sinta compaixão daquele que precisa humilhar ofender e magoar para sentir-se forte.