Por Que S Vezes Tem Crase?

Por que s vezes tem crase

As vezes, sem acento, indica diferentes ocasiões ou situações que acontecem em momentos indeterminados no tempo. As vezes significa as ocasiões.

A prática ajuda a fixar melhor o conteúdo! Então, quando terminar de aprender sobre como usar a crase corretamente, aproveite e faça o Simulado Beduka. Ele foi feito de acordo com o Enem e você poderá priorizar as disciplinas nas quais tem mais dificuldade.

O Beduka pode te conectar a faculdade

Observe que o ato de ficar triste é especificado por um período de tempo , ou seja, a expressão “às vezes” determina a frequência em que isso ocorre. Logo, temos uma locução adverbial de tempo, consequentemente, o uso obrigatório da crase.  

A crase acontece quando duas vogais femininas (a) se encontram. Parece super simples, mas muita gente confunde e acaba errando. Sabendo disso, vamos te explicar, através de 6 dicas, as principais situações nas quais ela ocorre. Se ler até o final com atenção, você nunca mais vai errar.

Primeiro, entenda que locução adverbial é uma espécie de expressão,  e que de alguma forma, ela modifica ou especifica aquilo que está sendo dito.

SEMPRE ocorre crase

SEMPRE ocorre crase

Já os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s) e aquilo aceitam crase. Inclusive, “aquele” e “aquilo” são um caso de palavras masculinas que admitem o acento grave. Exemplo:

No exemplo, o verbo “obedecer” é transitivo indireto e exige a preposição “a”. Já “professora” é um substantivo feminino e exige o artigo “a”. Logo, temos preposição “a” + artigo “a” = à. 

Substantivo próprio é aquele que dá um nome exclusivo a alguém: Maria, João, José. Esses substantivos, quando femininos, não necessariamente precisam ser regidos por crase. É um dos casos que você escolhe se coloca ou não o acento grave.

Revisora de Textos

As duas expressões existem na língua portuguesa. Para indicar algo que acontece apenas de vez em quando, o correto é às vezes, com acento indicativo de crase.

Tem!!! E podemos confirmar o uso da crase quando substituímos “aula” por “teatro” por exemplo (Maria foi ao teatro). Isso porque “ao” é a junção da preposição “a” mais o artigo “o”.

3 – A crase nunca vai aparecer antes dos verbos, mas poderá aparecer depois

3 – A crase nunca vai aparecer antes dos verbos, mas poderá aparecer depois

Depois do artigo “a” tem um verbo? Então, elimine logo a possibilidade de crase. A situação aqui, apesar de parecer mais complexa, é bem exata: verbo depois, sem crase antes. Simples assim.

Essa, provavelmente, seja a dica mais importante sobre como usar a crase corretamente. Porque, em quase 98% dos casos, ela apenas aparecerá antes de palavras femininas.

Se na frase a indicação de hora estiver antecedida pelas preposições: após, entre, para, desde e até, não há crase. Veja a seguir:

Compartilhar

Preparamos este artigo incrível para você que deseja descobrir como usar a crase corretamente. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

Então, o macete é o seguinte: troque a palavra feminina por uma com significado semelhante, mas que seja masculina. Feito isso, veja se a palavra exige a utilização da preposição “ao”. 

As vezes, sem acento, é a junção do artigo definido plural as com o substantivo feminino plural vezes. Nesta expressão, o substantivo vez indica um momento indeterminado no tempo.

1 – Ela acompanha apenas palavras femininas

Mas por que começar falando do caso que não aceita? Porque utilizar o método de eliminação vai simplificar muito sua vida e até mesmo a memorização. Então, vamos lá: 

A situação se inverte quando o verbo vem na frente e é transitivo indireto. Nesse caso, ele vai exigir a preposição “a”, e não o artigo. Diferente do artigo, o “a” preposição é invariável, ou seja, não determina gênero e número. 

No mais, ainda temos outra forma de te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

4 – Deve ser empregada antes de locuções adverbiais femininas de modo, tempo ou lugar

Esse é mais um caso de como usar a crase corretamente no qual a decisão é toda sua. Logo, mesmo que essa palavra seja acompanhada de uma palavra feminina que exija artigo, o emprego da crase será opcional.

Estou falando do Beduka Bolsas! Nesse site, você tem chance de ganhar bolsas de até 65% para vários cursos, cidades e modalidades.

Quando se usa as?

Às ou ás

  • As palavras às e ás existem na língua portuguesa e estão corretas. ...
  • Às, com acento grave, é a contração da preposição a com o artigo definido feminino plural as (a + as = às):
  • Ás, com acento agudo, é um substantivo masculino. ...
  • Na indicação de horas exatas:
  • Na indicação de um lugar para onde se vai:

O que é um AS?

Significado de Ás substantivo masculino No baralho, carta de jogar que equivale a um único ponto, na maioria dos jogos é a carta de maior valor que inicia ou termina um naipe. Peça de dominó ou face do dado que contém somente uma pinta (ponto).

Qual é a diferença entre as e as?

'Ás' é um substantivo masculino que pode significar carta de baralho ou pessoa que possui grande qualidade em algo. Ex: Ele ganhou o jogo com um ás de copas. meu marido sempre foi um ás como personal trainer. 'Às' é uma contração da preposição "a" + o artigo "as".