O pensamento iluminista tinha como base a razão, que deveria ser o único e legítimo instrumento para se alcançar verdades científicas.
Os iluministas defendiam primordialmente era o direito dos humanos expressarem livremente suas opiniões por meio da razão, esse ponto era o único em que todos os iluministas concordavam, os iluministas queriam a liberdade do indivíduo, mas cada um tinha uma opinião diferente, Rousseau defendia que o homem era bom po ...
As ideias mais criticadas pelos iluministas eram o mercantilismo, o absolutismo, a sociedade de privilégios, a forte influência da Igreja Católica no Estado e a ausência de autonomia intelectual dos indivíduos. ... As ideias obscuras criticadas pelos iluministas pertenciam, sobretudo, ao período medieval.
As principais características eram: -Eles valorizavam a razão acima de tudo, julgavam o mais importante instrumento para conseguirem alcançar o conhecimento. -valorizava o questionamento, a investigação e a experiência como forma de conhecimento da natureza, sociedade, política, economia e o ser humano.
crítica ao absolutismo, ao mercantilismo e aos privilégios da nobreza e do clero; defesa da liberdade política e econômica e da igualdade de todos perante a lei; crítica à Igreja Católica, embora não se excluísse a crença em Deus.
O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política.
São características do pensamento Iluminista do século XVIII a) racionalismo, anticlericalismo e antiabsolutismo.
Quais as principais características do iluminismo? As principais ideias iluministas são a consciência individual autônoma, a noção de progresso, o caráter pedagógico, o pensamento laico, a autoridade do ser humano, a razão como principal forma de conhecimento, a liberdade religiosa e o liberalismo econômico e político.
O despotismo esclarecido foi uma forma reformista de governar característica da Europa, era apoiada por princípios iluministas. ... O despotismo esclarecido visava acelerar o processo de modernização de alguns países e assim aumentar seu poder e prestígio a fim de enfraquecer a oposição ao seu governo.
O Antigo Regime, em língua francesa Ancien Régime, refere-se originalmente ao sistema social e político aristocrático estabelecido na França, termo utilizado no Sec. XVIII. As origens do Antigo Regime estão ainda no final do período Medieval, quando começaram a se formar Estados Nacionais.
O Antigo Regime foi uma estrutura que permaneceu atuante até a Revolução Francesa. Nessa época, o governo era aristocrático, com o controle centralizado nas mãos de um monarca. Outros países da Europa também viviam sob esse regime, mas ele é comumente utilizado para identificar o Estado Francês.
Até meados do século XVIII, a Europa vivia no Antigo Regime, período que se caracterizava pelo absolutismo monárquico, sociedade estamental e mercantilismo. A França é o país em que o sistema foi efetivamente aplicado, então será utilizada como exemplo para esclarecer as suas características.
O Antigo Regime pode ser definido como um sistema político, social e econômico de governo que vigorou na Europa, principalmente, entre os séculos XVI e XVIII. Resumo dos principais elementos do Antigo Regime foram: Absolutismo, Sociedade Estamental e Mercantilismo.
Economia. Durante o Antigo Regime, vigorava o mercantilismo, um conjunto de normas econômicas onde o Estado organizava e intervinha na economia. Segundo as ideias mercantilistas, a riqueza de um país estava baseado no monopólio, na acumulação de metais e na regulação da economia pelo Estado.
São características do Antigo Regime “Ancien régime “Exceto: A) Eram privilegiados que detinham o poder econômico e político na sociedade do Antigo. regime: Burguesia e nobreza. ... O clero e a nobreza eram livres de impostos que recaíam. sobre burgueses e camponeses.
O Antigo Regime pode ser definido como um sistema de governo que vigorou na Europa, principalmente, entre os séculos XVI e XVIII. ... Absolutismo: forma de governo totalmente concentrada na figura do rei.
Olá, A diferença entre Absolutismo e Iluminismo é que o absolutismo foi uma forma de governo surgida na Europa, onde os monarcas, ou seja, os reis, possuíam poderes absolutos em todos os aspectos do seu reino, sendo que há consenso entre os historiadores que o Absolutismo começou com o rei francês Luís XIV.
b) Como era justificada ideologicamente? Resposta da questão 6: a) Absolutismo monárquico. leis de uma nação dependiam exclusivamente da vontade do rei, representante supremo do Estado.
Maquiavel elaborou a tese de que o Príncipe (Líder político) deveria aprender a ser mau para conseguir manter o poder e, além disso, defendeu um governo em que os indivíduos eram vistos como súditos, que deveriam apenas cumprir ordens. Thomas Hobbes (1588 – 1679) foi um dos teóricos mais radicais do absolutismo.
Resposta. O Absolutismo foi o sistema político e administrativo dos países europeus que concentrou todo o poder nacional no rei e tornou absoluta a vontade do monarca.