A eletrosfera faz referência à região externa do núcleo de um átomo na qual se localizam os elétrons (parte do átomo que apresenta carga negativa). Eles giram em torno do núcleo, que é composto por prótons (parte do átomo que apresenta carga positiva) e nêutrons.
* Eletrosfera: É uma região onde os elétrons ficam girando ao redor do núcleo.
A Eletrosfera é o conjunto de várias camadas que são definidas como níveis, sendo que cada nível comporta uma quantidade de elétrons. ... Nessa região, fora do núcleo do átomo, há vários elétrons, ou seja, cargas negativas flutuando.
As camadas da eletrosfera representam os níveis de energia da eletrosfera. Assim, as camadas K,L,M,N,O, P e Q constituem os 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º e 7º níveis de energia, respectivamente.
b) A divisão da eletrosfera em camadas foi proposta por Thomson.
Eletrosfera, também chamada de nuvem eletrônica, é a região externa do átomo onde se localizam os elétrons. ... Em 1913, o físico dinamarquês Niels Bohr, baseando-se em trabalhos anteriores, propôs que os elétrons giravam ao redor do núcleo em camadas eletrônicas ou níveis de energia.
O modelo atômico de Rutherford apresenta como principais características um núcleo positivo e uma eletrosfera negativa, todas evidenciadas por um experimento que utilizou radiação e ouro. No ano de 1911, o cientista neozelandês Ernest Rutherford apresentou à comunidade científica o seu modelo atômico.
Ernest Rutherford
Em 1911, um trio de cientistas disparou partículas alfa (o núcleo do átomo de hélio) contra uma folha de ouro. O experimento, aparentemente simples, teve um resultado revolucionário para a ciência.
Rutherford: Descoberta do núcleo atômico deu origem à Física Nuclear.
James Chadwick
O processo de identificação levou décadas … Rutherford já previa a possibilidade de uma partícula neutra desde a época de seu modelo atômico (isso na década de 20). Mas o nêutron somente é devidamente caracterizado em 1932, por um dos pupilos de Rutherford – James Chadwick.
Resposta: Ela foi cunhada no Inglês em 1921 a partir de NEUTRAL, do Latim NEUTRALIS, “relativo ao que é neutro”, de NEUTER, “nem um nem outro” (no caso da partícula subatômica, por não ter carga elétrica de qualquer tipo).
Ernest Rutherford
Ernest Rutherford
Chadwick percebeu que o núcleo do berílio radioativo emitia partículas neutras, sem carga elétrica e com a massa praticamente igual à massa dos prótons (na verdade, é um pouquinho maior). Dessa forma, foi descoberta a terceira partícula subatômica, que foi denominada de nêutron.
1886
Próton: A palavra é de 1920, criado por Rutherford a partir do Grego PROTOS, “primeiro”, porque o Hidrogênio, que contém apenas um próton em seu núcleo, era visto como constituinte de todos os elementos.
Prótons (p+) Possuem o mesmo valor da carga dos elétrons, e por isso, os prótons e os elétrons tendem a se atrair eletricamente. O valor da carga do próton e do elétron é chamado de quantidade de carga elementar (e) e possui o valor de e = 1,6 . 10-19 C.
O próton e o elétron possuem a mesma quantidade de carga elétrica: O valor 1,6 .
Próton (p+) é uma das pequenas partículas que constituem o átomo, que é a menor partícula de um elemento químico. O próton, ou protão (conforme português europeu), é formando por três quarks, que são outras subpartículas.
Para calcularmos a carga elétrica desse corpo, basta levarmos em conta a diferença entre o número de prótons e elétrons, observe: Como explicado no enunciado, o corpo tem mais prótons que elétrons, por isso, sua carga será positiva.
A Fórmula da interação eletrostática de duas carga é dada pelo produto da Constante do local pela as cargas intativeis sobre a distância ao quadradado. Fele = K . Q1 . Q2 / d^2.
Outra maneira de encontrar a corrente elétrica é através da potência elétrica (P), que é dada em Watt (W), considerando que P=V.I, ou seja, podemos encontrar a corrente elétrica pela variação dessa fórmula, sendo: I=P/V ou com relação da fórmula de potência elétrica com a de tensão, que é I=√(P/R).
Para Escritórios com Áreas superiores a 40 m², a quantidade de tomadas deve ser calculada em 10 tomadas de 180 VA para os primeiros 40 m² + 1 tomada de 180 VA para cada 10 m². E para Lojas com Áreas superiores a 40 m², a quantidade de tomadas deve ser calculada em 1 tomada de 180 VA para cada 30m².
Soma das potências nominais dos equipamentos elétricos instalados na unidade consumidora, em condições de entrar em funcionamento, expressa em quilowatts (kW).
O mais usual para tomadas é um disjuntor de 15 ou 16A, que vai depender do fabricante. Também poderá usar para a ligação um cabo de seção 2,5mm2 que suporta em media até 21 ampéres. As potencias devem sempre em TUG *(tomadas de uso geral devem ser 2540W em tensão 127 V e 4400W em 220 Volts).
Para adicionar um quadro de cargas no projeto deve-se: