O grupo de antimicrobianos classificados como ß-lactâmicos possui em comum no seu núcleo estrutural o anel ß-lactâmico, o qual confere atividade bactericida....Pertencem a este grupo:
As reações adversas mais comuns e frequentes relacionadas à terapia com claritromicina tanto na população adulta quanto pediátrica são: náuseas, vômito, dor abdominal, diarreia e paladar alterado. Estas reações adversas, geralmente, são de intensidade leve.
A posologia habitual de Claritromicina comprimido de liberação prolongada para adultos é de 1 comprimido de liberação prolongada de 500 mg, via oral, uma vez ao dia com alimento. Nas infecções mais graves, a posologia pode ser aumentada para 1000 mg (2 comprimidos de 500 mg), uma vez ao dia.
Portanto, os comprimidos de claritromicina podem ser administrados sem levar em consideração o alimento. Em pacientes sadios em jejum, as concentrações séricas máximas foram atingidas dentro de duas horas após a dose oral.
Preparo da suspensão COM DILUENTE: Reconstituir a suspensão de acordo com as instruções: 1- Agite o frasco para soltar os grânulos; 2- Abra o frasco do diluente; 3- Abra o frasco de claritromicina e coloque todo o conteúdo do diluente; 4- Tampe o frasco novamente e agite até obter suspensão homogênea.
Em conclusão, este estudo mostrou uma elevada eficácia tanto da azitromicina como da claritromicina no tratameoto das infecções do tracto respiratório inferior. O estudo é inconclusivo quanto à eventual superioridade de uma das substâncias sobre a outra.
Uma metanálise de catorze estudos randomizados que compararam azitromicina e amoxicilina mostrou que a azitromicina apresenta eficácia comparável à da amoxicilina, esta última com ou sem o ácido clavulânico, mas com menor incidência de eventos adversos.
5