Como evitar cristais de gelo no geladinho – 5 dicas de sucesso
Existem alguns fatores que impedem o congelamento dos geladinhos. Confira abaixo os problemas mais comuns: USO DA LIGA NEUTRA EM EXCESSO: é recomendável que se use apenas uma colher de sopa rasa de liga neutra para um litro de base. Se você exagerar na quantidade os seus geladinhos vão demorar para congelar.
Excesso de liga neutra Esse é um ingrediente perfeito para deixar o seu geladinho mais cremoso e consistente. No entanto, se houver um excesso de liga neutra, seu geladinho pode não congelar, mesmo de deixar no congelador por vários dias.
Adicione 30 ml de álcool à receita de sorvete e prepare normalmente na sorveteira. O álcool vai diminuir o ponto de congelamento do sorvete e prevenir a formação de grandes cristais de gelo. Esse passo também funciona bem com sorbets e sherbets.
Para que um cristal apareça, basta que uma nuvem tenha pelo menos uma parte com temperatura abaixo de 0 ºC. Quando ela ultrapassa essa barreira, o vapor que forma a nuvem começa a se transformar em cristal de neve. Mas esse é só o início da história, “papito”.
10 meses
Os cremes podem ser congelados até dois meses. Os cremes de leite de caixinha, que contêm menos gordura, não congelam bem e ficarão bem aguados. Algumas pessoas sugerem congelar o creme em bandejas de gelo.
Por último, se você já colocou um sorvete derretido de volta no freezer, deve ter percebido que depois o gosto ficou meio “estragado” e a textura passou de macia e cremosa a espessa e crocante. Isso se deve ao fato de a água derretida ter voltado a congelar, expandindo-se e formando cristais de gelo maiores.
Para que o ato de abrir e fechar portas não interfira na qualidade do sorvete, armazene-o na parte de trás do congelador, onde a temperatura é mais baixa e se mantém constante. E nunca o armazene na porta do congelador onde a variação de temperatura é maior.
Amreen sugere que o melhor é tirar o sorvete do congelador, servir a sua porção e colocá-lo de volta imediatamente. Ela também alertou que servir uma segunda porção de sorvete com a colher que já foi à boca é perigoso, e uma forma de “convidar as piores bactérias para a refeição”.
A temperatura é um fator muito importante em casa etapa da produção de sorvetes. Resumindo, ele é produzido na produtora a -4ºC e, após seu batimento, é retirado da máquina a -5ºC. Deve ser levado para a estocagem entre -25ºC e -28ºC, para evitar problemas com a formação de cristais de gelo.
Para o consumidor final, o ideal é que seja mantido o congelamento, retirando a polpa somente quando houver o consumo. Caso você for consumir o açaí de manhã cedo e não tiver tempo de descongelar, recomenda-se que você retire a polpa do congelador na noite anterior, deixe na geladeira e prepare em seguida.
A polpa de açaí não deve ficar em temperatura ambiente e nem na geladeira. O recomendado é manter o açaí congelado até a hora que for comer, ele deve ficar em temperatura de -18°C. ... Não deixe na geladeira, volte para o freezer senão o açaí irá estragar.
12 meses
Como consumir o açaí "O ideal é comprar a polpa pura congelada e acrescentar no suco matinal. Ele combina com tudo: no suco de laranja com couve, no suco de abacaxi com hortelã, na água de coco batida com banana e gengibre.
Primeiramente abra a polpa de açaí congelada e quebre deixando-as como pedras não muito grandes. Coloque só algumas pedras de açaí no liquidificador e também acrescente um pouco de xarope de guaraná. Se você não tiver um liquidificador industrial, vá apertando o botão do liquidificador aos poucos para não quebrar.
Não exagere na quantidade e nas porções, ou seja, para se obter os benefícios que o açaí pode oferecer sem abusar nas calorias, deve-se consumir entre 100 g e 200 g somente uma vez ao dia e não precisa ser todos os dias. Faça o uso a cada três ou quatro dias.
Em Brasília, por exemplo, ele é saboreado como suco, batido com xarope de guaraná ou em forma de sorvete.
Como se trata de um alimento muito calórico, em grandes quantidades o açaí pode levar a hiperglicemia, o aumento de açúcar no sangue, e problemas para quem é diabético, especialmente se ele for acompanhado por elementos muito engordativos, como xarope de guaraná e leite condensado.
Popularizado em todo o país, o açaí na tigela pode ser consumido de diferentes formas, como com peixe na região Norte e com acompanhamentos doces no Sudeste.
O ideal é que seja consumido cerca de 60 g, ou uma bola no máximo. E ele não deve fazer parte da alimentação diária, ou seja, deve ser consumido com moderação.