A principal contribuição de Humboldt foi dar à Geografia a ideia de ser uma ciência de síntese que utiliza um método de comparação em suas pesquisas, tornando suas descrições dinâmicas. Devido a sua metodologia de caráter sistemático, a Geografia passou a ser considerada uma ciência moderna.
A Pobreza Urbana (1978) O Espaço Dividido (1979) A Urbanização Desigual (1980) Manual de Geografia Urbana (1981)
Prêmio Vautrin Lud
Brotas de Macaúbas, Bahia, Brasil
Milton Santos nasceu em 3 de maio de 1926 em Brotas de Macaúbas, Bahia. Embora formado em Direito, sempre lecionou geografia nas escolas de ensino médio da Bahia. Em 1958, concluiu um doutorado em geografia, na Universidade de Strasbourg, França. Foi colaborador dos jornais A Tarde, de Salvador e da Folha de S.
Bahia
75 anos (1926–2001)
Em seus últimos livros, Milton Santos tratou da globalização. ... O geógrafo brasileiro teorizou e criticou sobre estes aspectos do mundo contemporâneo, propondo, ao final de sua vida, uma globalização solidária, baseada em outros valores que a da hegemônica.
Os países foram separados em "três mundos" durante a Guerra Fria, quando eram classificados de acordo com seus aliados.
Globalização econômica. Neste aspecto a contribuição de Milton Santos foi bem mais ampla que no caso anterior. ... O espaço geográfico viabiliza a globalização, dado que ele materializa três de seus pressupostos: "a unicidade técnica, a convergência dos momentos e a unicidade do motor" (1994:49).
O mundo que percebemos: a globalização como fábula Um mercado avassalador dito global é apresentado como capaz de homogeneizar o planeta através da disposição, cada vez maior, de mercadoria para o consumo quando, na verdade, as diferenças locais são aprofundadas.
Milton Santos nos demostra que existem três mundos dentro do nosso planetinha, o mundo que nos fazem ver (Globalização como fábula), o mundo como é (Globalização como perversidade) e o mundo como pode ser (uma outra Globalização).
A máquina ideológica faz crer que a difusão instantânea de notícias realmente informa as pessoas. Um mercado avassalador dito global é apresentado como capaz de homogeneizar o planeta através da disposição, cada vez maior, de mercadoria para o consumo quando, na verdade, as diferenças locais são aprofundadas.
Maior propagação de crises financeiras e econômicas; Alguns setores da economia podem não se adequar à competição e elevar o desemprego no país; ... Exploração de matéria-prima e mão de obra barata de empresas de países desenvolvidos nos mais pobres.
O geógrafo Milton Santos deixou, como um dos seus principais legados teóricos, a noção de Meio técnico-científico-informacional, que corresponde à evolução dos processos de produção e reprodução do meio geográfico.
Olá, A)Quer dizer que todas as pessoas que estão no mundo estão envolvidos em técnicas inovadoras, no mercado comércio, nos lucros que ganham financeiramente e na cultura que cada um apresenta sendo assim um dependendo do outro e envolvendo cada vez mais as pessoas.