A elaboração do Mapa de Risco é de responsabilidade da CIPA em parceria com o SOST – Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho. Para tanto, é necessário que os cipeiros façam visitas aos setores e ouçam os trabalhadores para a identificação dos riscos.
15.
Ter conhecimento dos levantamentos ambientais já realizados no local; O número de trabalhadores expostos ao risco; Especificar os agentes, por exemplo: químicos, ergonômicos, biológicos ou de acidentes.
São 5 cores usadas no Mapa de Riscos Ocupacionais, cada uma relacionada a um dos tipos de risco:
26.
A NR 32 é explícita na exigência de que os produtos químicos impliquem em riscos à segurança e saúde do trabalhador, tanto para fins de inventário no PPRA quanto para a ficha descrita – itens 32.
-Armazene os produtos em recipientes bem fechados e em local fresco e seco; -Para ter acesso aos produtos e necessário ter recebido orientações sobre os mesmos; -Se houver vazamento de produto no local, limpe imediatamente; -Feche as embalagens após o uso.
26.
Manter as mercadorias na embalagem original Para preservar a qualidade e a integridade dos produtos e armazenar suas mercadorias com maior segurança, é necessário mantê-las na embalagem original, tomando os devidos cuidados no manuseio, para que elas não apresentem problemas.