Em Portugal, Luís Vaz de Camões e Sá de Miranda destacaram-se como os principais representantes do classicismo.
Principais autores do Classicismo: Luís Vaz de Camões, Sá de Miranda, Bernardim Riveiro, Antônio Ferreira.
Se destacaram na área como principais artistas do classicismo: o escritor Luís Vaz de Camões, na literatura com a obra “Os Lusíadas”, e Michelangelo nas artes plásticas com diversas pinturas, entre elas “A criação de Adão” exposto na Capela Sistina, situada no Palácio Apostólico, residência oficial do Papa no Vaticano.
Luís de Camões
Luís de Camões
Resposta. Luís de Camões, sua principal obra foi Os Lusíadas.
Maabárata
Os Lusíadas, publicado em 12 de março de 1572, narra as grandes navegações de Vasco da Gama. São símbolo cultural e político para os lusitanos e “conferiram dignidade e crédito à língua portuguesa como língua de cultura”, comenta a professora.
A literatura portuguesa abrange oito séculos de produção. Os primeiros registros datam do século XII, quando ocorre a expulsão dos árabes da Península Ibérica e com a formação do Estado Português. Primeiramente, os relatos foram escritos em "Galego-Português".
A literatura medieval foi aquela produzida durante a Idade Média (século V e XV) até o início do Renascimento. Esteve marcada inicialmente pelo uso do latim e ainda, por temas religiosos, históricos e amorosos. Nesse momento foram produzidos poesias e textos em prosa.
Com a decadência das cantigas trovadorescas, surgiu a poesia palaciana, no século XV. Obras desse gênero, posteriormente, foram reunidas no Cancioneiro Geral (1516), uma coletânea de textos organizada por Garcia de Resende (1470-1536).
Literatura. É chamado de trovadorismo o primeiro movimento artístico que se deu na poesia europeia, sobretudo a partir dos séculos XI e XII. Composto por cantigas líricas e satíricas, escritas pelos trovadores, que dão nome ao movimento, era um híbrido entre a linguagem poética e a música.