Consiste na aplicação de uma prova com questões objetivas de Português e Matemática, em nível de ensino fundamental, e uma prova discursiva.
O IFRN utiliza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como fase única para ingresso dos alunos na graduação. Após o Enem, o Instituto lançará um edital de abertura de vagas para seus cursos superiores. A seleção dos candidatos será feita a partir das notas destes no exame.
As maiores notas de corte em 2020 no IFRN A maior de todas foi para a categoria de ampla concorrência com 682,26 pontos. Em seguida, temos a categoria de cota racial até 1,5 salário mínimo com 668,25 pontos. Em terceiro lugar vem a categoria escola pública até 1,5 saláio mínimo, com 668,21 pontos.
Como funciona a seleção? Após o período de inscrição, o Sistema selecionará automaticamente os candidatos com maior pontuação, na quantidade referente ao número de vagas em cada curso. O resultado desta seleção será divulgado na primeira chamada, no dia 25.
As provas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 para provas escritas presenciais, e 31 de janeiro e 07 de fevereiro de 2021 para as provas digitais. Serão realizadas em todos os 26 estados e no Distrito Federal.