A CTPS serve como uma prova oficial de todas relações empregatícias, refletindo a vida profissional do trabalhador. Nela, são registradas datas de início e término de contrato de trabalho na empresa, salários, cargos, detalhamento e observações necessárias sobre a vida do trabalhador.
Neste caso, as empresas devem informar o numero da CTPS da seguinte forma: Número da carteira de trabalho: Informar os 7 (sete) primeiros dígitos do CPF do trabalhador. Série da carteira de trabalho: Informar os 4 (quatro) últimos dígitos do CPF do trabalhador.
Sendo assim, a CTPS serve como meio de prova da relação de emprego, de seu tempo de duração, de cláusulas importantes do contrato de trabalho, da participação do empregado no PIS e de dados relevantes à Previdência Social.
Visando modernizar o acesso às informações da vida laboral do trabalhador o Ministério da Economia lança a CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL, em substituição a Carteira de Trabalho física, disponível para os cidadãos através de Aplicativo para celular nas versões iOS e Android e Web.
As principais vantagens da CTPS Digital são: celeridade no acesso aos dados trabalhistas atuais e anteriores, possibilitando ao trabalhador fiscalizar suas relações empregatícias; integração das bases de informações do Ministério da Economia; maior aproveitamento das vagas empregatícias; e solicitação de forma mais ...
Acesso Carteira Digital Para poder utilizar a Carteira de Trabalho Digital, o trabalhador precisa fazer um cadastro no Portal de Serviços do Governo Federal www.acesso.gov.br e preencher um formulário. O cadastro vai solicitar o número de CPF, nome completo, nome da mãe, data e local de nascimento.
Criada em 1904, a CTPS é um documento de identificação e certificação tanto do trabalhador brasileiro quanto do contrato de trabalho firmado entre este profissional e o empregador. Trata-se também de um documento obrigatório para qualquer trabalhador que presta qualquer tipo de serviços profissionais no Brasil.
Para a emissão da 1ª via da CTPS, são exigidos os seguintes documentos:
Toda alteração no contrato do trabalhador deve ser informada pelo RH ao eSocial para que seja atualizada na Carteira de Trabalho Digital. Quanto a isso, informações compartilhadas pelo governo indicam que a atualização de eventos como alteração de salário, férias ou rescisão contratual não serão exibidas imediatamente.
A Carteira de Trabalho Digital é um aplicativo que tem como finalidade principal dar ao cidadão uma ferramenta digital para acompanhar de modo facilitado a sua vida laboral, tendo acesso a dados pessoais e aos seus contratos de trabalho que estão registrados na Carteira de Trabalho e Previdência Social.
Para entrar pelo celular ou tablet: