O grafema s representa principalmente o som s. Contudo, assume a pronúncia z quando aparece no meio das palavras entre duas vogais: casa, mesa, liso, desânimo....Em diminutivos de palavras com s no radical:
Usa-se “S” nas seguintes situações:
Para que o S entre vogais tenha o som de /s/ e não /z/ é preciso dobrar o S, ou seja, escrever SS. Essas situações demonstram que, ao acrescentarmos um S ao S já existente na palavra, modificamos o som e o sentido da palavra existente.
No interior da palavra, são usados os dois ss1 só entre vogais, para que se mantenha o som normal de s [como na forma verbal posso]. De outro modo, com um só s entre vogais, o seu som torna-se sibilante, o de z, como é o caso das palavras casa, caso, atraso. passeio.
o s apresenta o som [s] em início de palavra. Ex.: «sal»; o s soa ch [ʃ] no fim de sílaba, antes de consoante surda, ou, em fim de palavra, quando a palavra seguinte começa por consoante surda (p, t, qu, f, s, ch e x).
Segundo as regras fonéticas e ortográficas da língua portuguesa, quando a consoante s aparece no meio das palavras em posição intervocálica, ou seja, entre duas vogais, assume a pronúncia z: casa, mesa, desânimo, liso.
c) O cê (c) representa o som [s] apenas antes das vogais e (ex.: aceder, alce, comecei, torcer) ou i (ex.: ácido, cálcio, macio, narciso). ... Este sinal nunca surge em início de palavra, nem se usa antes das vogais e (ex.: cabecear) ou i (ex.: mocinho), pois nesses casos o cê sem cedilha (c) já tem o valor de [s].
A letra c tem o som de < s > quando está antes das vogais: e / i.
Sc é um dígrafo quando seguido das vogais e ou i. Representa um único som, assumindo o valor fonético /s/: nascer, piscina, descida. Sc é um encontro consonantal quando seguido das vogais a, o ou u e de outras consoantes, com r ou l. Representando dois sons distintos: descoberta, escrever, ofuscar.
Em outras situações, no entanto, é possível prever a grafia, porque se pode "adivinhar" sua forma. Por exemplo: a palavra "português", que é escrita com "s" e não com "z"....Ortografia - Regras para escrever corretamente.
Vejamos agora alguns exemplos de palavras com dígrafos e, na sequência, analisaremos com maior detalhamento quais são os tipos de ocorrências.
O Dicionário Houaiss define dígrafo como «grupo de duas letras us[adas] para representar um único fonema», incluindo na exemplificação as sequências «gu e qu antes de e e de i». Deste modo, é óbvio que a palavra quero apresenta o dígrafo qu.