A resistência ocorre, principalmente, em virtude do surgimento de mutações que conferem às bactérias proteção contra os antibióticos. Essas mutações ocorrem ao acaso, entretanto, com o uso incorreto de medicamentos, elas acontecem com maior frequência, ou seja, o processo torna-se acelerado.
Os antibióticos atacam as bactérias infecciosas presentes no nosso corpo, destruindo a parede celular bacteriana. Eles têm ação direta nesses organismos, alterando a sua estrutura ou a capacidade de se dividirem.
A meticilina é um antibiótico geralmente eficaz no tratamento dessa bactéria, porém, já existem cepas resistentes a esse tipo e a quase todos os antibióticos betalactâmicos, essa classe de antibióticos inclui as penicilinas (oxacilina, meticilina) e as cefalosporinas.
Os antibióticos ou antimicrobianos são medicamentos que combatem as infecções. Basicamente, atuam de duas formas distintas: o antibiótico bactericida destrói as células bacterianas e o bacteriostático inativa as bactérias, impedindo que estas se multipliquem.
Antibióticos são compostos naturais ou sintéticos capazes de inibir o crescimento ou causar a morte de fungos ou bactérias. Podem ser classificados como bactericidas, quando causam a morte da bactéria, ou bacteriostáticos, quando promovem a inibição do crescimento microbiano.
A ação dos antibióticos: Alguns medicamentos abalam a parede e a membrana celular da bactéria, estruturas que funcionam como muros protetores e que regulam a entrada de água e outras moléculas. Logo, se surgem buracos nelas, o micróbio fica bastante vulnerável.
Antibióticos bacteriostáticos limitam o crescimento de bactérias por interferirem com a produção de proteína, a replicação do DNA ou outros aspectos do metabolismo celular bacteriano. Os agentes bacteriostáticos são frequentemente inibidores de síntese proteica e atuam por ligação aos ribossomas.
Bactericidas são aqueles capazes de matar ou lesar irreversivelmente as bactérias. Bacteriostáticos são os que inibem o crescimento e a reprodução bacteriana sem provocar sua morte imediata, sendo reversível o efeito, uma vez retirada a droga.
Os antibióticos são substâncias de origem natural ou sintética que atuam inibindo o crescimento ou causando a morte de microrganismos, sendo utilizados no tratamento de doenças causadas por bactérias.
De acordo com especialistas, bactericidas e desinfetantes são termos diferentes, mas que podem se referir ao mesmo produto. Ou seja, os bactericidas eliminam as bactérias. Do mesmo modo, os desinfetantes realizam esta ação, mas eliminam também, fungos e vírus. Portanto, um desinfetante é sempre bactericida.
Já os antibacterianos que agem na completa eliminação de bactérias são denominados bactericidas. O sufixo cida vem do latim e significa eliminar ou matar, ou seja, um bactericida tem a função de matar as bactérias.
Eles também são conhecidos como germicidas ou bactericidas e têm função de matar germes ou bactérias. ... Isso porque os produtos bactericidas são para limpeza cuja especialidade é o combate a bactérias. Por sua vez, os desinfetantes também combatem bactérias, mas podem eliminar também os vírus e os fungos.
Os bactericidas (ou ainda, germicidas ou microbicidas) são antibióticos com o ponto cresce que destroem a bactéria, por meio de diversos mecanismos, destruição da parede celular, inibição da síntese proteica, inibição na síntese do ácido fólico, eliminando a bactéria.
Recomendado por médicos para desinfetar a sua casa, Lysoform Aerosol pode ser usado em mais de 100 superfícies, como:
Lysoform bruto é um desinfetante eficaz no combate a germes/bactérias e fungos que causam doenças, deixando o ambiente limpo e protegido. Modo de usar: Desinfecção: Lysoform bruto somente possui ação bactericida quando usado puro. Aplique e deixe agir por, no mínimo, 10 minutos.
O álcool 70% possui o melhor efeito bactericida porque a água facilita a entrada do álcool na bactéria e também retarda a evaporação, permitindo maior tempo de contato.
Os melhores produtos para higienizar – e desinfetar – sua casa
7 PRODUTOS DE LIMPEZA CHEIROSOS
Produtos multiuso de limpeza, sabão em pó, saponáceo, detergente e desengordurante, por exemplo, só são eficientes contra as bactérias se houver no rótulo a presença de substâncias como quaternário de amônio, cloro, formol ou álcool com concentração igual ou superior a 70%.
Mel, lúpulo e outros remédios naturais que combatem bactérias
Mistura para deixar o chão da sua casa com um cheiro bom Você pode trocar o desinfetante por água sanitária e um pouquinho de amaciante de roupa. Dissolva os dois em um balde com água, mergulhe o pano e passe no chão.
1. Água sanitária: para azulejos e pisos. A água sanitária é um produto de limpeza potente e poderoso, principalmente para ser usado no banheiro. Com poder desinfetante e alvejante, é ótima para remover as impurezas e deixar o ambiente sem germes e bactérias.
Desinfetante caseiro perfumado
Modo de fazer
Modo de preparo: Ferva 1 litro de água em uma panela e adicione 1 sabonete ralado. Você deve mexer a mistura até que o sabonete dissolva completamente. Em seguida, coloque 4 litros de água, 4 colheres de glicerina e duas colheres de leite de rosas. Depois, continue mexendo até que a mistura fique homogênea.