Existem vários tipos de gráficos, cada um deles apropriado para um tipo de informação ou dado estatístico. Conhecê-los é imprescindível para realizar a sua correta leitura. Escolher o gráfico adequado para os dados facilita a interpretação das informações e a geração de insights (quando uma “luz” se torna uma ideia) úteis, evitando leituras inadequadas e, consequentemente, decisões prejudiciais aos negócios.
Não é incomum, por exemplo que os textos de apoio em redações sejam acompanhados por gráficos, isso ocorre porque esses recursos possibilitam uma apresentação dos resultados de uma pesquisa e apresentam dados sobre a população estudada.
O exemplo hipotético a seguir é de uma equipe de desenvolvedores de software, que atribuíram notas de 1 a 5 para quesitos da sua relação com um projeto:
Dados organizados em colunas ou linhas de uma planilha podem ser plotados em um gráfico de barras. Gráficos de barras ilustram comparações entre itens individuais. Em um gráfico de barras, as categorias costumam ser organizadas ao longo do eixo vertical, enquanto os valores são dispostos ao longo do eixo horizontal.
Os dados organizados em colunas ou linhas em uma planilha do Excel podem ser plotados em um gráfico de colunas. Nos gráficos de colunas, as categorias são geralmente organizadas ao longo do eixo horizontal e os valores ao longo do eixo vertical.
Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais notícias e estudar, como por exemplo, sobre Porcentagem, no nosso site.
Você pode usar um gráfico de mapa para comparar valores e mostrar categorias nas regiões geográficas. Use essa opção quando tiver regiões geográficas em seus dados, como países/regiões, estados, municípios ou códigos postais.
Interpretar corretamente os vários tipos de gráfico que podem ser disponibilizados em prova no formato de textos, notícias, entre outras situações, é necessário para compreender plenamente determinados fenômenos necessários para a execução do exercício em questão.
O gráfico de mapa de árvore fornece uma exibição hierárquica dos seus dados e uma maneira fácil de comparar diferentes níveis de categorização. O gráfico de mapa de árvore exibe categorias por cor e proximidade, podendo facilmente mostrar muitos dados, o que seria difícil com outros tipos de gráfico. O gráfico de mapa de árvore pode ser plotado quando houver células vazias (em branco) na estrutura hierárquica e os gráficos de mapa de árvore forem adequados para comparar as proporções dentro da hierarquia.
Se você precisar alinhar seu texto, vá para a guia de configurações. Em ‘opções de corpo’ você pode escolher o alinhamento horizontal e vertical de seu texto dentro da célula. Esses recursos simples ajudam a organizar suas informações de maneira eficaz.
Conhecer diferentes tipos de gráficos e como entender e usar é fundamental para qualquer um na vida acadêmica. Essa habilidade é útil nas questões não apenas de matéria exatas como Matemática, Química e Física, mas também em Biologia e Geografia, além de questões referentes a atualidades. Além disso os meios de comunicação costumam utilizar gráficos e tabelas para apresentar alguns dados e estatísticas.
Os melhores infográficos combinam dados com texto e recursos visuais para contar uma história convincente.
Histograma é um gráfico muito utilizado na área de estatística para análise de dados. Sua representação se dá por meio de colunas verticais, ajustadas umas às outras (sem espaço entre elas).
Os dados organizados em colunas ou linhas em uma planilha do Excel podem ser plotados em um gráfico de colunas. Nos gráficos de colunas, as categorias são geralmente organizadas ao longo do eixo horizontal e os valores ao longo do eixo vertical.
Alternativamente, faça um teste de desvio. Desvie seus olhos até que não possa ler qualquer texto – ainda obtêm alguma coisa de seu gráfico? Se não, simplifique seus gráficos um pouco mais.
O gráfico de pizza, também conhecido como gráfico de setores ou gráfico circular é um diagrama circular onde os valores de cada categoria estatística representada são proporcionais às respectivas frequências. Este gráfico pode vir acompanhado de porcentagens. É utilizado para dados qualitativos nominais.
Gráficos de barras são úteis para comparar categorias: o eixo X representa a categoria e o eixo Y representa o valor a comparar. Você também pode usar um gráfico de barras para criar um histograma que exibe a distribuição dos dados no eixo X.
Um gráfico de barras é uma forma de resumir um conjunto de dados categóricos. Ele mostra os dados utilizando um número de barras de mesma largura, cada uma delas representando uma categoria particular.
O gráfico de barras é um gráfico com barras retangulares e comprimento proporcional aos valores que ele apresenta. As barras podem ser desenhadas na vertical ou na horizontal. ... Um eixo do gráfico mostra especificamente o que está sendo comparado enquanto o outro eixo representa valores discretos.
Pressione e segure a tecla “Shift” no teclado. Clique na página e arraste o cursor para formar o comprimento desejado da barra. Solte a tecla.
Criar um gráfico de histograma