Origem da Filosofia da Ciência A Filosofia da Ciência surge como um ramo distinto do saber no final do século 18 e se consolida no século 19. Estamos no contexto da Revolução Industrial, das expedições científicas na América, na busca por entender o funcionamento da natureza. ... Porém, o filósofo J.
Semelhança: Ambas exercem o senso crítico de determinada coisa, buscando a verdade. Diferença: Na filosofia o senso crítico é baseado na razão, que pode ser imaterial, por exemplo. Na ciência o senso crítico é baseado na verdade alcançada através de experimentos e comprovações, sem o uso da razão.
Apesar da ciência ter herdado a argumentação racional que surgiu com os primeiros filósofos, a diferença entre ciência e filosofia reside no fato da ciência estar comprometida com demonstrações empíricas, enquanto que a filosofia se permite trabalhar com conceitos que estão além de qualquer demonstração física.
Rubem Alves (1933) estabelece uma relação entre o início da filosofia e o início da ciência, advinda do fato que a filosofia preconizava a busca pela verdade através do uso da razão, a mesma base usada na ciência.
São muitos os fatores sociais, políticos, econômicos e históricas que permitiram o surgimento da filosofia na Grécia. A mudança de papel do pensamento mítico resulta de um longo período de transição e de transformação da própria sociedade grega, tornando possível o surgimento do pensamento filosófico em VI a.C.
Entender que filosofia e ciência eram uma coisa só durante grande parte da história e da história do pensamento humano, significa que elas se desenvolveram lado a lado, de forma a antigamente serem complementares. ... Logo, filosofia e ciência podem ser complementares, mas abordam temáticas distintas.
Alguns fatores que favoreceram o surgimento da filosofia foram: política, religião e o pensamento.
O hábito da discussão pública, na ágora, estimulava o pensamento racional, argumentativo, mais distanciado das tradições míticas. A filosofia é filha da cidade, porque é justamente na polis que de certo modo culminou o seu nascimento.
Pode-se afirmar que a Filosofia é filha da cidade-estado grega (pólis). ... O saber deixa de ser sagrado e passa a ser objeto de discussão; a instauração dessa ordem humana dá origem ao cidadão da pólis, figura inexistente no mundo coletivista da comunidade tribal.”
Dentre as teorias que explicam o nascimento da filosofia na Grécia Antiga, há uma que enfatiza o seu surgimento político. Qual característica da polis grega teria contribuído para o nascimento da filosofia? A proeminência, no espaço público, do pensamento e da reflexão sobre a palavra.
A polis grega eram as cidades estados da Grécia Antiga, as quais foram fundamentais para o desenvolvimento da cultura grega no final do período homérico, período arcaico e período clássico. ... O termo “polis” em grego significa “cidade”.
A pólis grega eram as cidades-estado da Grécia Antiga. Estas cidades possuíam um alto nível de independência, ou seja, tinham liberdade e autonomia política e econômica..
O milagre grego foi a passagem do pensamento mítico para o pensamento filosófico. ... O rompimento com esse pensamento mítico foi o surgimento da filosofia que trouxe novas perspectivas para a sociedade permitindo assim, que tanto ela como os indivíduos desenvolvessem novas formas de pensar.
A palavra cosmologia vem do grego cosmos (mundo ordenado) e da palavra grega logos, que significa pensamento racional, ou conhecimento racional. Portanto, a filosofia pretendia oferecer uma explicação racional para os fenômenos da natureza, ao mesmo tempo em que procurava compreender as aflições e as angústias humanas.