O despotismo é considerado a forma mais simples de governo que já existiu. Nele, o poder é concentrado em um único governante arbitrário, o déspota (do grego despotes – senhor).
O despotismo esclarecido tem como principal característica a forma de governo dos monarcas que, apesar de continuarem a governar suas nações com a concentração do poder, adotaram algumas ideias iluministas.
Os principais monarcas adeptos do despotismo esclarecido foram Frederico II (, rei da Prússia; Marquês de Pombal (1699-1782), primeiro-ministro de Portugal; e Catharina, a grande (1762-1796), rainha da Rússia.
O despotismo esclarecido é uma expressão que designa uma forma de governar característica da Europa continental da segunda metade do século XVIII que, embora partilhasse com o absolutismo a exaltação do Estado e do poder do soberano, era animada pelos ideais de progresso, reforma e filantropia do Iluminismo, mas, por ...
Entre 1750 e 1777, Sebastião José de Carvalho, o Marquês de Pombal, estabeleceu uma série de reformas modernizantes com o objetivo de melhorar a administração do Império português e aumentar as rendas obtidas através da exploração colonial.
Essa medida foi tomada com o objetivo de dar fim às contendas envolvendo os colonos e os jesuítas. O conflito se desenvolveu em torno da questão da exploração da mão-de-obra indígena.
Resposta: 1 — Como Pombal se torna um importante administrador em Portugal? Através da indicação de Maria Ana da Áustria,viúva do Rei D. ... Por conta do conflito de Carvalho e Melo com os Jesuítas, por conta do objetivo de centralizar o poder que ele tinha.
Resposta. Resposta: O Marquês de Pombal favoreceu o aumento do fluxo de escravizados para o Brasil, então colônia portuguesa, como uma forma de garantir o crescimento econômico da colônia, o que beneficiaria Portugal.
Na colônia do Brasil, onde os jesuítas tinham colégios (missões), Pombal os acusou de apoiar os indígenas na resistência contra Portugal. ... Um atentado à vida do rei José, em 1758, deu a Pombal o pretexto para tirar poderes da nobreza e expulsar os jesuítas, que tinham amizade com os conspiradores.