Para fazer a referência de um livro conforme a ABNT, deve-se escrever: SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo. Edição. Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.
SOBRENOME DO AUTOR, Prenome (iniciais ou por extenso); SOBRENOME DO AUTOR, Prenome (iniciais ou por extenso); SOBRENOME DO AUTOR, Prenome (iniciais ou por extenso). Título da obra: subtítulo. Edição. Local (cidade): editora, data de publicação.
As referências devem ser ordenadas alfabeticamente por autoria ou equivalente. A lista deve ser alinhada à esquerda, espaço simples, e as referências separadas entre si por um espaço simples em branco. O recurso negrito, itálico ou sublinhado pode ser utilizado para dar destaque ao título principal da publicação.
SOBRENOME, Nome. Título. In: Nome do evento, numeração do evento (se houver), ano e local (cidade) de realização, título do documento (Anais, Resumos, etc), local, editora, data de publicação e página inicial e final da parte referenciada.
In: SOBRENOME DO AUTOR DO DOCUMENTO, Prenome. Título: subtítulo do livro. Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação.
Projeto diretrizes: Associação Médica Brasileira, Conselho Federal de Medicina. São Paulo, Brasília:AMB/CFM; 2002. 35. Jekel JF, Elmore JG, Katz DL.
Sociedade Brasileira de Cardiologia. Diretrizes das indicações da ecocardiografia. Arquivos Brasileiros de Cardiolologia, v. 93, n.
SBD - Sociedade Brasileira de Diabetes. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes: 2017-2018. São Paulo: Clannad; 2017. SEABRA, A.L.R.
Autor (Sobrenome por extenso) Prenome(s) (Iniciais), Autor (Sobrenome por extenso) Prenome(s) (Iniciais). Título: (subtítulo se houver). Edição (a partir da 2ª). Local (cidade): Editora; ano de publicação.
Autor(es) do livro. Título. Edição. Local de publicação: Editora; Ano.
Referência de artigo e/ou matéria de site em ABNT
2017. Primeiro passo: no Microsoft Word, clique em “Referências”, Style e selecione a Norma “Vancouver” que será utilizada. Caso a mesma não esteja definida na lista de estilos, será necessário o acréscimo da norma que será utilizada por meio do Mendeley Desktop.
Ao fazer citação de uma obra com apenas um autor você deve citar o último sobrenome, seguido do ano da publicação, tudo isso entre parênteses, logo depois do término da ideia. Separamos abaixo, alguns exemplos de como citar e referências suas citações.
De acordo com a NBR 6023, a referência de artigo impresso no TCC deve seguir este formato: SOBRENOME, A.B. Título do artigo: Subtítulo do artigo (se houver). Título do periódico em negrito ou itálico, Local, Volume, Número, Páginas, mês.
Logo após a citação deverá vir entre parêntesis o nome do autor e o ano. Em lugar do sobrenome do autor, usa-se a jurisdição, ou seja, se for uma lei federal, usa-se Brasil, se for uma lei estadual, coloca-se o nome do estado e se for uma lei municipal, escreve-se o nome da cidade.
Caso seja necessário citar mais de um artigo ou parágrafo, dever-se-á utilizar a abreviação “Arts.” para artigos e dois símbolos “§§” para parágrafos (Arts. 2º e 3º; §§ 9º e 10)....Sendo assim, temos:
Parágrafo – É a divisão imediata do artigo e pode conter explicações ou modificações da proposição anterior. Os parágrafos podem se desdobrar em incisos ou alíneas. É identificado pelo símbolo § ou §§, no plural. Inciso – É usado como elemento discriminativo do caput de um artigo ou de um parágrafo.
PARÁGRAFO: É o desdobramento de um artigo, pode ser uma condição, exceção ou esclarecimento. Neste mundo de SPED, podemos dizer que o parágrafo é o filho do artigo. Quando existe apenas um parágrafo na lei, chamamos de parágrafo único. INCISO: Inciso é representado por números romanos.
Parágrafos, incisos e alíneas servem para tratar de aspectos específicos de um artigo em um texto normativo. ... 2.º, § 1.º, III, b” significa “artigo segundo, parágrafo primeiro, inciso terceiro, alínea b”. Exemplo de norma que usa algumas dessas divisões é o art.