Com a intenção de identificar as regiões que apresentam semelhanças na incidência dos raios solares, o globo terrestre foi dividido em cinco Zonas Climáticas ou Zonas Térmicas. Para isso utilizamos as linhas imaginárias (paralelos) que dividem a Terra em: zonas polares, temperadas e intertropical.
Zona climática são divisões dos climas da Terra em zonas climáticas gerais de acordo com a temperatura média e a precipitação média. As três principais zonas climáticas da Terra são as zonas polares, temperadas e tropicais.
Para facilitar a classificação dos climas e a sua localização no globo terrestre , o homem estabeleceu as zonas térmicas, que são cinco: zonas polares (norte e sul), zonas temperadas (norte e sul) e zona intertropical. Zonas polares: essas se localizam entre os círculos polares (norte e sul) e os pólos (norte e sul).
Existem 3 zonas climáticas são: Zona Glacial, Zonal Temperada e Zona Equatorial ou Tropical. Essas zonas foram dividida segundo a grande diferença de inclinação da luz solar que ocorrem: Trópico de Capricórnio, Trópico de Câncer, Círculo Polar Ártico e Círculo Polar Antártico.
O planeta Terra possui dez principais zonas climáticas:Equatorial,Tropical,Subtropical,Desértico,Mediterrâneo,Semiárido,Temperado,Frio de montanha e Polar.
Os climas do Brasil são classificados em: Equatorial, Tropical, Tropical de altitude, Subtropical, Tropical atlântico.
zona tropical ou inter tropical: esta localizada entre o trópico de câncer e o trópico de capricórnio. É a região mais quente da terra. – zona temperada do norte: entre o trópico de câncer e o circulo polar ártico. Como recebem raio do sol mais inclinados,são menos aquecidas e iluminadas .
A Zona intertropical é a zona térmica do Planeta Terra que é a considerada mais quente porque sua posição é a que mais recebe raios solares diretamente, a considerar a posição do eixo da terra com relação ao sol, e essa maior incidência de raios solares é que gera as maiores temperaturas.
zona tropical
Conheça os locais mais quentes e mais frios do planeta
Deserto do Saara
Água Clara é a cidade mais quente do país pelo segundo dia seguido, diz Inmet.
O Piauí foi o mais quente do país em 71 ocasiões, seguido de Rio Grande do Norte (31), São Paulo (27) e Ceará (24). Na ponta extrema aparecem Sergipe, Acre, Amazonas, Amapá, Distrito Federal e Roraima, com apenas uma ocasião. O município mais quente do Brasil também foi do Piauí.
Novembro é o mês mais quente da história, informa serviço da UE.
No Brasil há um predomínio de climas quentes porque o país está localizado em uma área de baixa latitude, próxima a linha do Equador, que é a região que mais recebe diretamente os raios solares durante todo o ano.
A cidade de São Joaquim, em Santa Catarina, com clima subtropical, é o município mais frio do país, com médias anuais de 13 ºC. No inverno ocorre temperatura de -9 ºC, com geada e precipitação de neve. Campos do Jordão é uma cidade do estado de São Paulo, situada na Serra da Mantiqueira, com altitude de 1.
A Antártida detém o título de lugar mais frio do mundo com mínimas que chegam a -89,2° C, além do clima muito seco e ainda precipitação que pode até mesmo matar.
As 20 cidades mais frias do Brasil
Urupema
Cidades mais frias do Brasil
Apesar de ser um país predominantemente tropical, a região sul do Brasil apresenta com relativa frequência a ocorrência de neve, principalmente em algumas cidades do estado de Santa Catarina como São Joaquim, Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra.
Segundo o Epagri-Ciram, a temperatura chegou a 8,1°C negativos em Bom Jardim da Serra/Comunidade XV dias. Esta é agora a menor temperatura registrada no Brasil em 2020.
Temperaturas mais altas já registradas, por continente e país
Menor temperatura do mundo é atingida em experiência Utilizando um laser, cientistas norte-americanos conseguiram atingir a menor temperatura do mundo em laboratório, chegando próximo ao “zero absoluto”, 0 Kelvin (equivalente a -273 °C).
A cidade de São Paulo registrou o dia mais frio do ano nesta sexta-feira (21), com temperatura máxima de apenas 12°C de média. Os dados são do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), da prefeitura de São Paulo.
26 de maio