A cultura corporal do movimento nas aulas de educação física deve incluir também portadores de necessidades especiais, pois na maioria das vezes, eles estão excluídos da mesma e sabe-se que a participação integral do aluno é benéfica a essas crianças, podendo contribuir para o seu desenvolvimento psicossocial.
Os gestos e os movimentos fazem parte dos recursos de comunicação que o ser humano utiliza para expressar suas emoções e sua personalidade, comunicar atitudes interpessoalmente e transmitir informações. A capacidade de gesticular é universal, faz parte da faculdade humana de se expressar e comunicar (p. 140).
A Educação Física escolar vem sendo transformada em sua identidade, influenciada pela necessidade contemporânea de contribuir para um melhor entendimento sobre a cidadania, diferente da concepção antiga, que apresentava o ser cidadão como aquele que precisava ser forte e saudável para defender a pátria (tendência .../span>
Atividades para estimular a expressão corporal nas escolas
Os ossos que compõem o nosso corpo estão unidos por meio das articulações. De acordo com o grau de movimento permitido pelas articulações, podemos classificá-las em móveis, semimóveis e imóveis. As articulações móveis permitem grande movimentação e podem ser encontradas, por exemplo, no ombro e no joelho.
Resposta. A espinha, e todo o tronco, pode dobrar-se para a frente, para trás, para os lados e ainda torcer-se a partir dos quadris. Este movimento é possível devido a um grande número de músculos, alguns dos quais correm por toda a extensão das costas./span>