6 Plantas ideais para pergolado
Sugestões de conservação de seu pergolado em madeira
As madeiras de lei, como a Cumaru e o Ipê, são as mais indicadas para quem quer saber qual a madeira para fazer pergolado. Elas são muito resistentes e por isso são ótimas para pérgolas e podem ser usadas em quaisquer modelos de pergolados. A pinus também é uma boa opção, assim como o pergolado de eucalipto.
Vernizes para madeira podem ser feitos à base de solventes ou de água. Este é similar ao primeiro, porém menos tóxico. Quando se trata de peças que estarão diretamente expostas à luz solar durante muito tempo, recomenda-se o uso de produtos com “filtro solar” duplo. A proteção contra os raios UV pode ser até tripla.
Os vernizes criam uma camada transparente, como um filme sobre a superfície aplicada, que tapa os poros da madeira. Isso destaca os veios e as cores naturais da madeira. Trata-se de um produto à base de óleos secativos e resinas sintéticas.
A melhor forma de evitar uma infestação de cupins é proteger a madeira com produtos específicos, como o Penetrol Cupim. Este produto tem ação inseticida é de fácil aplicação e seca completamente em 24 horas, permitindo tratamentos posteriores como pintura ou envernizamento.
“Para hidratar o móvel de madeira maciça pode-se usar vaselina e para a limpeza podemos usar um pano com vinagre. Um informação importante é que sempre devemos borrifar no pano ao invés da área a ser limpada”, ressalta.
Compre um impermeabilizante à base d'água, que pode ser adquirido em lojas de materiais de construção. Alguns fabricantes anunciam esse produto com outro nome: selante ou vedante, por exemplo. Pode ser neutro ou colorido. Antes de aplicá-lo, você deve lixar a superfície de madeira.
Para que a beleza de seu móvel rústico permaneça de forma mais duradoura, aplique (com uma flanela limpa e seca) uma fina camada de cera de carnaúba a cada trinta dias. Isso ajudará a proteger a madeira e o deixará com uma aparência sempre bela.
Em um balde, coloque 1 litro de água, 2 colheres de sopa de álcool e 2 colheres de sopa de sabão líquido. Misture bem, mergulhe um pano macio na solução e torça para tirar o excesso de produto. Em seguida, esfregue os móveis e, para finalizar, use uma flanela seca e macia.
Azeite de oliva e limão para dar brilho à madeira dos móveis. Para aqueles móveis opacos e com aparência envelhecida, este lustrador de azeite de oliva e limão é a melhor solução. As gorduras naturais dão brilho à superfície e criam uma capa protetora contra o pó.
Utilize azeite para polir e dar brilho ao seu móvel Tudo que você precisa fazer é aplicar azeite sobre a madeira, usando um tecido de microfibra. Você verá que o seu móvel vai ficar lindo, brilhante e lustroso.
Uma das ceras indicadas para móveis é a de carnaúba. Como aplicar: com um pano umedecido de cera, faça movimentos circulares suaves, não há a necessidade de passar de acordo com as fibras da madeira. Apenas cuide para a quantidade suficiente de cera, ou seja, uma camada fina.
Estando seco, uso uma lixa d'água nº 2000,usada para polir automóveis . Porém passo a lixa a seco ,sem umedecê-la como se faz em pintura automobilística . Com essa lixa ,todo e qualquer resíduo acumulado na superfície da madeira é eliminado e a mesma fica super lisa,quase como se fosse vidro .
Extaum Cera de Abelha para Polimento de Móveis
Faça um banho-maria: coloque água quente em uma panela e, quando estiver quente, coloque outra panela menor dentro dela. Veja um exemplo na imagem. 2. Coloque a cera na panela menor junto com o azeite, e deixe a cera derreter em fogo médio.
Modo de Preparo
Um jeito de espalhar mais facilmente a cera sobre a madeira é colocar uma pequena quantidade no pano e manuseá-lo por alguns segundos, de forma a aquecer levemente a cera. A temperatura amolece a cera e ela espalha de maneira mais uniforme.
Usando a esponja de aplicação (incluída), aplique a madeira de tempero com facilidade espalhando uniformemente na superfície, alimentando a madeira seca e arranhada e deixe-a definida por um tempo e depois limpe com um pano suave para trazer o brilho de volta à superfície de madeira.
A beeswax, como é conhecida em inglês, cria uma camada de proteção quando aplicada sobre a pele, protegendo-a dos agentes externos. Pode até mesmo ser usada como um bálsamo labial (lip balm), produto que pode previne que os lábios fiquem rachados, sobretudo nos meses frios do inverno.
Para os pisos de madeira, deveremos limpar muito bem a superfície com água e sabão. Passaremos uma lixadeira em três vezes, primeiro na diagonal, em oblíquo e no sentido da veta para terminar. Depois de limpar o pó, passaremos um verniz específico para este tipo de pisos, ajudando-nos com um pincel de pelo natural.
Aplique uma camada fina de cera, e esfregue o pano ou esponja até que a cera pareça ter sumido. Depois de aplicar a cera sobre toda a superfície e você sentir o pano/esponja deslizar facilmente, lustre com um pano limpo e macio. Quando o brilho estiver homogêneo em toda a superfície o acabamento está pronto.
O ideal é usar cera em peças que não serão muito manuseadas pois o brilho que ela dá é bonito embora perecível. O verniz a ser utilizado em móveis de uso externo deve ser brilhante ,para durar mais . ... Já o verniz e a tinta brilhantes tem uma capacidade maior de resistência.
Para executar o processo de impermeabilizar com o verniz, é preciso comprar o produto à base de óleo, pincéis e lixa de papel; Óleo: Também é comum encontrar opções de óleo para impermeabilizar a madeira. Os óleos de linhaça, tungue e noz são os mais utilizados para fazer esse procedimento.
Quando a madeira é nova, é preciso lixar, remover o pó com pano umedecido em aguarrás, aguardar a secagem e aplicar uma demão do verniz diluído em aguarrás a 100% (1:1). Aguardar o intervalo de oito horas para outra demão; lixar com uma lixa 220 para remover as farpas da madeira e deixar o acabamento mais liso.