A esterilização é importante pois através dela se consegue destruir microrganismos de objetos, roupas, equipamentos e outros materiais médicos que entram em contato direto ou indireto com pacientes, evitando assim a contaminação em procedimentos cirúrgicos, curativos, ou na realização de qualquer outro procedimento e ...
Os métodos de esterilização podem ser divididos em químicos (compostos fenólicos, clorexidina, halogênios, álcoois, peróxidos, óxido de etileno, formaldeído, glutaraldeído e ácido peracético) e físicos (calor, filtração e radiação).
A Central de Material e Esterilização deve ser devidamente equipada para evitar o surgimento de infecções hospitalares, que podem inclusive levar os pacientes a óbito.
1º grau – alta desinfecção: há a destruição de formas vegetativas, esporos, bacilos e vírus; 2º grau – média desinfecção: há destruição de vírus e bactérias, menos esporos; 3º grau – baixa desinfecção: há destruição de formas vegetativas de bactérias e não destroem vírus e bacilos.
Da mesma forma, número, tipo e localização dos microorganismos afetam os processos de esterilização, bem como a presença de matéria orgânica, concentração, tempo de exposição e fatores físicos, como temperatura e umidade relativa.
A desinfecção se trata da remoção ou da eliminação dos micro-organismos no modo vegetativo, presentes em superfícies e artigos inanimados, independentemente de serem patogênicos.
»Germicidas – Produtos químicos que eliminam todas as formas de vida dos microrganismos causadores de doença, inclusive esporos. »Bactericidas – Substâncias que eliminam bactérias, mas não necessariamente seus esporos. »Fungicidas e viricidas – Substâncias químicas que matam vírus e fungos.
Outros produtos químicos comuns usados em estruturas de desinfecção têm sido dióxido de cloro, peróxido de hidrogênio, quaternários de amônio, ozônio, iodo, triclosan e clorexidina.
Desinfecção é todo o processo físico ou químico com o objetivo de eliminar micro-organismos patogênicos de objetos inanimados e superfícies. O processo não consegue, porém, exterminar os esporos bacterianos, quando existem em grandes quantidades.
Métodos Químicos São substâncias químicas de origem natural ou sintética usadas para eliminar ou inibir o crescimento dos microrganismos.
O agente químico "ideal" deve ter capacidade de destruir todas as formas dos microorganismos patogênicos, sem ser tóxico aos tecidos humanos, agindo em presença de material tal como fluidos orgânicos; deve ser solúvel, estável, não corrosivo e de baixo custo.
O que é a Desinfecção Hospitalar