Pensamento pedagógico político Paulo Freire defendia que a desigualdade entres as classes sociais acarretava na opressão das classes mais abastadas sobre as classes populares. Nascido em uma das regiões mais pobres do país, ele experimentara essa realidade.
O que é Educação Bancária? Para Freire, o termo "bancário" significa que o professor vê o aluno como um banco, no qual deposita o conhecimento. Na prática, quer dizer que o aluno é como um cofre vazio em que o professor acrescenta fórmulas, letras e conhecimento científico até "enriquecer" o aluno.
educação bancária é quando o professor transmite o conhecimento e quer que o aluno devolva a ele o mesmo que recebeu, como se fosse uma transação bancária. Este tipo de educação estimula o aluno a decorar para responder ao professor exatamente o que recebeu, sem análise crítica.
Enquanto a missão da “educação bancária” é eliminar a capacidade crítica dos alunos e acomodá-los à realidade, a “educação problematizadora” quer despertar a consciência dos oprimidos, inquietá-los e levá-los à ação (libertação). São, portanto, duas visões antagônicas do papel da educação.
Educadores x Educandos: visão "bancária" da educação • A narração, de que o educador é o sujeito, conduz os educandos à memorização mecânica do conteúdo narrado. ... • A educação se torna um ato de depositar, em que os educandos são depositários, e o educador, o depositante.
Paulo Freire era um dos maiores críticos daquilo que chamou de educação bancária, que via o professor como o dono do conhecimento e o aluno como mero recebedor da sabedoria do mestre. Para ensinar, segundo o educador, era preciso conhecer a experiência do aluno e saber de onde ele partia.
Pergunta 1 Quando utilizou, de forma crítica, o conceito de “educação bancária”, o educador Paulo Freire estava se referindo: à recusa da dimensão vocacional do ensino escolar. a uma educação tecnicista, alienante e descolada da realidade.
As considerações anteriormente registradas estão em sintonia com a idéia de que a educação é um ato político. E assim pode ser compreendida porque ela implica sempre a pressuposição de um modelo societário a ser perseguido pela educação formal, bem como um modelo humano a ser formado.
Vinculada às propostas de educação de Paulo Freire. O método de Paulo Freire, referência da Pedagogia Libertadora, tem por princípio a certeza de que a educação é um ato político, de construção do conhecimento e de criação de outra sociedade - mais ética, mais justa, mais humana, mais solidária. ...
A educação libertadora tem como princípio fundamental a educação bancária. Acreditar na igualdade fundamental entre os seres humanos, independentemente de quaisquer diferenças. Conceber a participação como um processo que favoreça cada vez mais a centralização das decisões tendo em vista a unidade institucional.
2.
A escola visa a transformação dos alunos havendo modificações nos níveis de aprendizagem. A pedagogia progressista libertária é uma pedagogia de liberdade no sistema escolar, o indivíduo é visto como produto social. ... O objetivo dessa pedagogia é moldar a personalidade dos alunos, sendo uma pedagogia anti-autoritária.
Libertadora trabalha com a problematização da experiência social, em grupos de discussão. Os conteúdos são extraídos do cotidiano do aluno. Libertaria trabalha com a vivência em grupo. Os conteúdos dão ênfase nas lutas sociais.
No caso podemos afirmar que a tendência libertadora diz respeito a um ensino mais crítico voltado para a formação do aluno com individuo partícipe da sociedade. Nesse aspecto, temos que a educação antigamente era bastante tecnicista e não prezava pelo aspecto crítico do homem.
As tendências pedagógicas surgiram a partir dos diferentes pensamentos filosóficos e os autores de forma geral concordam em classificá-las em dois grupos: Tendência Pedagógica Liberal e Tendência Pedagógica Progressista. ... Tendências Pedagógicas é um assunto bastante cobrado em concursos públicos.
A pedagogia liberal acredita que a escola tem a função de preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais, baseadas nas aptidões individuais. Dessa forma, o indivíduo deve adaptar-se aos valores e normas da sociedade de classe, desenvolvendo sua cultura individual.