A. Septos espessados são usualmente mais evidentes na periferia pulmonar, onde podem ser visualizados como linhas perpendiculares à pleura. Na região pulmonar mais central, o espessamento septal assume um padrão de arcadas poligonais múltiplas. O espessamento do septo interlobular pode ser liso, nodular ou irregular.
PADRÃO DE PERFUSÃO EM MOSAICO. Este achado pode refletir obstrução vascular ou ventilação anormal, sendo mais freqüente em pacientes com doença de vias aéreas. Os vasos nas áreas luscentes dos pulmões caracteristicamente são menos calibrosos do que aqueles visualizados nas regiões de maior densidade.
Fosco e dos Nódulos Sub-sólidos Nódulos pulmonares são pequenas alterações esféricas comumente identificadas incidentalmente nas imagens de tórax (Rx e/ou TC). . Opacidades em vidro fosco são um subtipo de nódulos pulmonares ou massas não uniformes e com densidade menor do que nódulos sólidos.
Esses nódulos surgem devido ao alongamento ou encurtamento da fibra do músculo, que contrai e não consegue relaxar. Esta condição da musculatura causa tensão muscular e interfere na circulação sanguínea e oxigenação da área lesionada, provocando dor local e com a possibilidade de irradiar para outras regiões.
O diagnóstico, na maioria das vezes, é clínico para os que apresentam lipoma subcutâneo típico. Nos casos de lipoma grande (> 5 cm), de forma irregular e com sintomas de envolvimento miofascial, a imagem é justificada por ultrassom, tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RNM).
Como o lipoma costuma ser uma massa pequena e indolor, ele não precisa de tratamento na grande maioria dos casos. Tumores pequenos podem desaparecer espontaneamente, mas o que ocorre mais frequentemente é um lipoma permanecer “quieto” e inalterado durante anos.
Definição de nódulo subcutâneo Um nódulo é uma formação arredondada que surge na superfície de um tecido ou órgão do corpo humano. Quando ele se desenvolve na pele, falamos de um nódulo subcutâneo. A massa formada é geralmente visível a olho nu e palpável.
Lipoma. O lipoma resulta do acúmulo de tecido gorduroso na mama e, por isso, não é grave, podendo ser retirado através de cirurgia apenas por razões estéticas. Características do nódulo: são moles, semelhantes a pequenas almofadas de gordura, que podem se mover pela mama.