RAID, sigla de redundant array of independent disks (Conjunto Redundante de Discos Independentes), é um mecanismo criado com o objetivo de melhorar o desempenho e segurança dos discos rígidos existentes em um PC qualquer, através do uso de HDs extras. ... Tal esquema é a base do RAID 0.
RAID é o acrônimo para Redundant Array of Independent Disks (conjunto redundante de discos independentes). É uma tecnologia que cria um subsistema de armazenamento de dados que é composto por vários discos individuais, podendo ser HD ou SSD. O RAID serve como um sistema de confiabilidade, oferendo redundância.
É uma técnica que consiste em utilizar um conjunto de discos rígidos de forma que eles operem com maior eficiência. De uma forma simples, RAID é a configuração de dois ou vários discos rígidos para funcionar como uma única unidade em um único sistema de computador.
Para conseguir a mais alta performance possível, o nível de RAID 10 armazena duas cópias idênticas da informação em dois grupos de discos diferentes, conforme ilustrado na Figura 4. O benefício principal da RAID 10 é que ela combina os benefícios de RAID 0 RAID 1 desempenho e tolerância a falhas.
Pouco usado, o RAID 2 praticamente caiu em desuso porque os novos HDs já saem de fábrica com mecanismos similares a ele e que impedem certas falhas. O que esse sistema faz é detectar falhas em discos rígidos e, sendo assim, passa a funcionar para checagem de erros.
Em um sistema RAID 0 os dados são divididos em blocos que são escritos em todas as unidades da matriz. Usando vários discos (pelo menos 2) ao mesmo tempo, isso oferece desempenho superior de I / O. Este desempenho pode ser melhorado ainda mais usando vários controladores, idealmente um controlador por disco.
O RAID 3 usa um sistema de paridade para manter a integridade dos dados. Num sistema com 5 HDs, o 4 primeiros servirão para armazenar dados, enquanto o último armazenará os códigos de paridade. A recuperação é feita usando os códigos de correção de erros combinados com os dados distribuídos nos outros HDs. ...
Em uma implementação RAID 10 ou RAID 1+0, os dados são segmentados através de grupos de discos espelhados, isto é, os dados são primeiro espelhados para depois serem segmentados. Nessa implementação, você vai unir o conceito do RAID 0 e do RAID 1 e vai ter ao mesmo tempo ganho de desempenho e redundância.
Como configurar RAID 0 São necessários no mínimo dois discos (HDs) para criar o RAID 0. Selecione a letra do volume do disco e clique em avançar. Digite o nome do volume e marque a opção “executar uma formatação rápida” e clique em avançar. Clique em concluir.