Zenas, dito o Doutor da Lei, é um dos Setenta Discípulos e era um dos seguidores do apóstolo Paulo. O termo nomikos ("advogado", "doutor da Lei"), aplicado a Zenas, aparece nos Evangelhos de formas variadas. ... Antes de sua conversão, Zenas era um dos defensores da Lei Mosaica.
Saulo era o nome judaico de Paulo, que é mais conhecido por seu nome romano oficial. Como nasceu na cidade romana de Tarso, e possuia cidadania romana, é chamado “Paulo de Tarso”.
Paulo, acompanhado por Silas, voltou à Ásia Menor, por terra, atravessou a Síria e a Cilícia, passando por Derbe, Listra, onde se lhes juntou Timóteo, por Icónio e Antioquia da Pisídia. De seguida evangelizou a Frígia e a Galácia do Norte, onde adoeceu. Recomposto seguiu a sua viagem para Tróade.
Batizado, foi para o deserto da Arábia, onde orou e fez penitência por três anos. A partir de então, com a juventude e a energia que o caracterizava, e para grande espanto dos judeus, começou a pregar nas sinagogas que Jesus era o Cristo, Filho de Deus vivo, 9 10-22.
O estudioso considera Paulo um verdadeiro poliglota; embora não se disponha de uma documentação fidedigna, ele teria aprendido o latim, falava e escrevia em grego. É comum o apóstolo mudar de um a outro registro linguístico.
Em Damasco ficou três dias sem se alimentar (jejum) esperando que viesse outras informações celestes a fim de resolver sua situação, orava e buscava a Cristo.
De acordo com o relato na Bíblia, durante uma viagem entre Jerusalém e Damasco, numa missão para que, encontrando fiéis por lá, "os levasse presos a Jerusalém", Saulo teve uma visão de Jesus envolto numa grande luz, ficou cego, mas teve a visão recuperada após três dias por Ananias, que também o batizou.
Naquele instante, o jovem judeu ouve uma voz que diz: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” Atônito, ele indaga: “Quem és, Senhor?” A voz responde: “Jesus, a quem tu persegues. Mas levanta-te, entra na cidade e te dirão o que deves fazer”.
A Páscoa é uma festa cristã que relembra a crucificação, morte e ressurreição de Jesus como um ato de misericórdia para redimir a humanidade. A Páscoa é uma das celebrações religiosas mais importantes do calendário dos cristãos. Essa festa relembra todo o processo de crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
O Natal é celebrado no dia 25 de dezembro, a data é uma comemoração cristã que relembra o nascimento de Jesus Cristo. Esperança e tempo de renovação fazem parte do espírito natalino. O Natal traz, não só para os cristãos, mas para muita gente, um desejo de fechamento e início de ciclos.